Nutrição infantil: estímulos e bons exemplos podem mudar hábitos alimentares das crianças

38

Um prato colorido, cheio de verduras, legumes, grãos e proteínas na medida certa; de sobremesa uma fruta da estação. Essa é a refeição ideal para uma criança em desenvolvimento. No entanto, a realidade não é bem assim. Com tantos doces e produtos industrializados disponíveis no mercado, diariamente os pais têm a difícil missão de tornar a alimentação dos pequenos mais saudável possível.

E em meio a pandemia, os desafios se tornaram ainda maiores. Mais tempo em casa, muitas crianças seguiram os exemplos dos adultos que abusaram do serviço de delivery consumindo em maior quantidade alimentos prontos e altamente calóricos.

“A obesidade foi o principal agravante na pandemia. As crianças estão comendo mais doces, frituras e comidas industrializadas. Com esse retorno das aulas presenciais, a tendência é diminuir esses maus hábitos alimentares buscando uma reeducação alimentar das crianças”, comenta o nutricionista Guilherme Kaiser Breda.

MUDANÇA – No entanto, mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa fácil. É preciso mostrar novos alimentos, novas cores, texturas, cheiros e sabores. Para esse processo dar certo o nutricionista explica que é preciso muito empenho. A falta de conhecimento sobre uma alimentação saudável, a falta de paciência e de dedicação dos pais podem frustrar os planos de mudar os hábitos alimentares das crianças.

“Tem que ter paciência para saber lidar com os ‘nãos’ e a rejeição quando oferecer alimentos saudáveis. É preciso ter paciência para desenvolver novos pratos bem criativos com alimentos saudáveis que estimulem o paladar da criança”, enfatiza o nutricionista.

EXEMPLO – A famosa frase de Benjamin Franklin ‘Um bom exemplo é o melhor sermão’ é muito atual quando o assunto é ensinar as crianças, principalmente em relação aos hábitos alimentares. Guilherme esclarece que não adianta falar de alimentação saudável se os pais consomem refrigerantes, fast food, doces e produtos industrializados.

“É preciso desenvolver uma alimentação saudável para toda a família, não apenas para a criança. Os pais precisam entender o que eles desejam para os filhos. Quais as consequências para a criança que consumir doces e industrializados todos os dias? Ela vai conseguir estudar bem e vai ser produtiva?”, questiona o profissional.

O nutricionista salienta que através do estímulo é possível provocar uma mudança nos hábitos das crianças. “Aos poucos os pais conseguem mudar o paladar da criança com pequenas porções de determinado alimento e com pratos diferentes, inclusive nos lanches que a criança leva para a escola. Também podem incentivar as crianças a participar do preparo dos alimentos para elas experimentação essa preparação colocando a ‘mão na massa’”, conclui.

Da Redação

TOLEDO