Olimpíadas Especiais Brasil iniciam as atividades ‘Mentes Fortes’ no Brasil

10

Capitaneado pelas Olimpíadas Especiais Brasil – organização mundial sem fins lucrativos que atende, desenvolve e capacita pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte -, vem chegando ao país o Mentes Fortes, uma série de atividades de aprendizado interativas, focadas no bem-estar, saúde mental e enfrentamento de momentos de estresse no dia a dia e nos momentos de competições dos atletas.

A iniciativa, que já acontece em outros lugares do mundo onde a Special Olympics está presente, faz parte do programa Atletas Saudáveis, que cuida da saúde como um todo dos associados. Tendo em vista todos os impactos que o isolamento social tem tido na rotina e bem-estar mental de todos, o projeto terá seu evento de lançamento ao vivo, no dia 06 de maio, pelo Youtube, com a temática focada justamente nos efeitos da pandemia de COVID-19, e estratégias para lidar com eles. O distanciamento, ainda que seja uma medida fundamental para garantir o bem-estar físico, pode ser bastante caro à saúde mental coletiva.

Aberto ao público, o encontro terá as boas-vindas do Presidente da Diretoria Executiva da OEB, George Millard, e do Presidente do Conselho da OEB, Thomas Goman, seguido pelo Diretor do Programa Atletas Saudáveis, Rodrigo Galvão Viana, que contará um pouco mais sobre o Programa e seus propósitos no Brasil. Em seguida, um bate papo acontecerá entre a Dra. Karina Barradas, médica psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e dedicada às práticas de prevenção e terapias em saúde mental, e a Dra. Bianca Orsi Rosa da Silva, médica neuropediatra, Diretora Clínica da iniciativa de Promoção de Saúde e coordenadora de ações virtuais de Mentes Fortes.

Por enquanto, as atividades do programa se manterão sempre online, utilizando elementos como bolinhas antiestresse, instrumentos artísticos, tapetes de yoga, entre outras ferramentas e técnicas, como respiração, alongamentos, e estímulos a pensamentos positivos, que ajudem a aliviar tensões. Além dos atletas, o programa também foca nas redes de apoio aos atletas, como membros da família, treinadores e colegas de treino, entre outros.

SERVIÇO:

Evento: Caçadores de Bem-estar Mental na Pandemia

Data e hora: 06 de maio, às 19h30

Inscrições via Symplahttps://bit.ly/3u2fy9g

OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis,  Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

Da Assessoria