Orquestra Sinfônica do Paraná começa nova temporada de apresentações para crianças

0 92

A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou a temporada de 2024 do Guaíra para Todos, um programa que leva os corpos artísticos do Teatro Guaíra até escolas, praças e teatros dos municípios, nesta quarta-feira (27). A estreia foi em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, com o concerto para cerca de 300 crianças da rede municipal, com idades entre 4 a 10 anos. Além do concerto didático, a sessão noturna gratuita para o público já tinha lugares esgotados.

A professora Neila Maria Araújo da Silva, da Escola Municipal Marins de Souza Santos, acompanhou 23 alunos ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Eles gostaram da apresentação. “Quando chegou o convite, trabalhei em sala com eles, mostrando a diferença em entre uma orquestra e seus instrumentos e outros tipos de músicas. E depois acompanhamos na prática”, disse.

Os instrumentos foram apresentados às crianças pelo maestro Alexandre Brasolim por família: cordas, madeiras, metais e percussão. Após a nomeação e explicação dos detalhes de cada um instrumento, foi executada uma música que destaque, “Uma Pequena Serenata Noturna”, de Mozart, para apresentar as cordas. O concerto para os pequenos ainda teve “Harry Potter” e “Minions Rush”, sob muita empolgação e aplausos. Brasolim é violinista da Orquestra Sinfônica do Paraná há 31 anos.

O contato com públicos diversos, para ele, contribui com o crescimento profissional. “Para as crianças, a fala precisa ser mais leve, próxima dos que elas conhecem, enquanto as músicas da noite são mais densas e executadas por uma composição maior da orquestra”, disse o regente.

ANIVERSÁRIO – Os concertos em Pinhais fizeram parte das comemorações de 32 anos do município. Para o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima os concertos têm grande importância educacional. “O maestro Alexandre deu uma aula para crianças, que muitas vezes não conhecem os instrumentos. Elas ficaram maravilhadas com essas descobertas”, disse.

GUAÍRA PARA TODOS – Neste primeiro semestre, haverá apresentações do Guaíra Para Todos em todos os meses em diferentes cidades, ainda a definir.

Deixe um comentário