Paraná e Santa Catarina ganham 12 novos Pontos de Recebimento do Prolata

53

Os estado do Paraná e Santa Catarina ganharão novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de latas de aço de tintas e alimentos em 12 lojas da rede Tinta Verginia. A iniciativa é resultado da parceria da associação Prolata, dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, e uma das maiores distribuidoras de tintas do Sul do País. As latas de aço entregues nos PEVs serão encaminhadas a siderúrgicas para se transformarem em aço novamente, pois o material é 100% e infinitamente reciclável.

De acordo com Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora executiva da Prolata, a novidade fortalecerá ainda mais o sistema de logística reversa na região Sul. “Em parceria com entrepostos, lojistas, catadores, cooperativas e consumidores, temos conseguido garantir o descarte correto e a revalorização das embalagens, beneficiando o meio ambiente. A parceria com a Tintas Verginia vai somar esforços no estado do Paraná, estado líder em reciclagem de latas de aço no Brasil, e contribuir com a expansão do Programa no estado de Santa Catarina.”, destaca a executiva.

“Além da instalação dos novos pontos, o objetivo é comunicar o consumidor sobre o descarte correto, além do encaminhamento das latas de aço a entrepostos parceiros Prolata, gerando mais transparência e rastreabilidade para o processo”,completa Eduardo Bathke, gerente de estratégia e projetos da Tintas Verginia.

A preocupação ambiental sempre fez parte da missão da Tintas Verginia. A rede já possui o programa Coleta Colorida, que visa orientar e facilitar o descarte de restos de tintas, vernizes e solventes, a fim de evitar que esses produtos químicos atinjam águas subterrâneas, o que causa graves consequências ao meio ambiente. Em alguns casos, os restos de tintas são doados para que sejam reutilizados por quem precisa. “Com a parceria com o Prolata, tornamos completo o nosso programa de responsabilidade ambiental”,  destaca Bathke.

Como funciona a reciclagem de latas de tinta?
Diferente de outros materiais de embalagens, a tinta não atrapalha no processo da reciclagem da lata de aço. Portanto, não é necessário lavar a lata com água para remover pequenas quantidades de tinta.

Para descartar a lata ainda com quantidade significativa de tintas, basta entregá-la nas lojas Tintas Verginia, pois serão encaminhadas para o projeto Coleta Colorida. No caso de latas com poucos resquícios, basta secá-las por 24h e entregá-las nos pontos de recebimento das lojas da rede. Veja os endereços abaixo:

Pontos de Recebimento nas lojas Tintas Verginia: 

Paraná
– Av. Desembargador Hugo Simas – Bom Retiro – Curitiba
– Rua Xavier da Silva – Centro – Campo Largo
– Rua António Fioresi – Centro – Colombo
– Av. Pres. Artur Bernardes – Portão – Curitiba
– Av. Doutor Victor do Amaral – Centro – Araucária
– Av. Visconde de Guarapuava – Alto da XV- Curitiba
– Rua Professor João Mazzarotto – Capão Raso – Curitiba
– Rua do Cerro Azul – SJP Centro – São José dos Pinhais
– A. Anita Garibaldi – Ahu Curitiba
– Rua Prof. Duílio Calderari – Centro – Campina Grande do Sul

Santa Catarina
– SC 405 – Campeche – Florianópolis
– Av. Marinheiro Max Schramm – Estreito – Florianópolis

Sobre o Prolata
O Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Sobre a Tintas Verginia
Há mais de 30 anos, a Verginia cria tendências, atuando como revenda e distribuidora de tintas, ferramentas e acessórios para pintura no PR e SC. Com mais de 30 lojas, centro de distribuição e sistema de entrega rápido,a Verginia oferece variados produtos,  com excelentes preços e a pronta entrega.

Da Assessoria