Parceria entre mãe e filhos ajuda a desenvolver alunos da Escolinha de Triathlon

4

Mais do que mãe e filhos, parceiros no esporte e na vida. Karen Milena Karasiaki divide com os filhos, dois deles alunos do núcleo Santa Felicidade da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Curitiba, tanto as tarefas de casa como a rotina de treinos e o amor pelas atividades físicas. E mostra como essa cumplicidade pode fazer a diferença não só no desenvolvimento dos filhos, mas também no crescimento da mãe.

Formada em administração, Karen, 44, optou por interromper a vida profissional logo depois da faculdade e se dedicar integralmente aos três filhos: Thiago, de 21 anos, João, 13, e Pedro, 11. A decisão, conta, não foi difícil. O grande desafio, desde o início da pandemia, tem sido manter a disciplina e o equilíbrio, com os meninos e o marido em casa. Todos ajudam nas tarefas de casa, entre uma aula e outra. E a mãe, sempre presente, os acompanha em todas as atividades.

“Valorizamos os laços familiares e o bom convívio dentro do lar. Eu e André, meu marido, zelamos para que haja companheirismo e apoio entre todos, explica Karen. “A questão desafiadora está relacionada à educação e orientação de meus filhos, nesse momento de transição de ensino, e manter a integridade psicológica e emocional de todos nesse momento, com as incertezas da pandemia.”

Parceria e cumplicidade no esporte

Adepta dos esportes, Karen encontra tempo para praticar musculação e correr. Mas nem sempre foi assim. Operada do coração, chegou a pensar que não poderia fazer atividades físicas. Foi o filho João, que começou a nadar aos 4 anos, quem deu o empurrão que faltava: ela se inscreveu na aula para acompanhar o filho. Daí por diante, não parou mais. Atualmente, tem três maratonas no currículo, e, de bicicleta, acompanha os filhos nos treinos de triathlon.

“Sempre vou aos treinos deles de bike e empresto para um aluno treinar com ela. Foi a forma que encontrei de colaborar com a turma”, conta Karen. “Sou a mãe que torce, incentiva e cobra. Tenho para mim que o melhor resultado é pautado na evolução pessoal e busca contínua pelo seu aprimoramento. Acredito em disciplina. Para mim disciplina é liberdade.”

Karen sempre prezou pela proximidade e cumplicidade com os filhos. A maior lição para eles é que permaneçam sempre se desenvolvendo, e que tracem metas e objetivos para alcançar.

“Eu acredito que sonhos só deixarão de ser sonhos se os trouxermos para realidade por meio de objetivos claros. Um sonho fofo que tenho é de correr a Maratona do Sol da Meia Noite, na Noruega”, conta.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 240 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A Volvo é a patrocinadora exclusiva do projeto nos núcleos da prefeitura.

Da Assessoria