Parlamento Jovem Brasileiro encerrará edição 2020 de forma virtual e antecipa data

Devido à situação da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) edição 2020 realizará a Plenária Final de forma virtual e não mais presencial, como previst​o anteriormente. A data também foi antecipada para os dias 26 a 30 de abril. Inicialmente, o encerramento do programa ocorreria no período de 11 a 15 de maio.

No PJB, estudantes tomam posse como deputados e simulam uma jornada parlamentar real, atuando como autores e relatores de propostas legislativas, aprendem como se organiza a democracia representativa e compreendem a importância da participação e do controle social.

Edição 2020

Os jovens deputados da edição 2020 iniciaram a participação no programa em outubro e, desde então, vivenciaram a experiência de criar um partido político a partir de um conjunto de ideias; escolher seus líderes e vice-líderes, além de analisar um projeto de lei como relatores nos aspectos de mérito, constitucionalidade e adequação orçamentária.

Em aulas virtuais interativas, os estudantes aprenderam como funciona o processo legislativo e sua dinâmica política, o papel dos partidos políticos na democracia, as questões sobre a participação da mulher na política e sobre o protagonismo negro na política, dentre outros temas. Também puderam conhecer os colegas e seus projetos por meio de lives no instagram do PJB e apresentaram sugestões de aprimoramento aos projetos dos colegas por meio da ferramenta Wikilegis.

Próximas etapas

Nas próximas semanas, os jovens deputados irão participar de três audiências públicas para debater assuntos considerados relevantes; eleger a Mesa Diretora do PJB e a presidência das comissões temáticas; trabalhar com seu partido emendas aos projetos considerados prioritários; realizar reuniões de comissão para deliberação dos projetos apresentados; e escolher dois projetos para serem debatidos na Plenária Final virtual.

Paralelamente, o PJB também vai promover encontros para integração dos jovens, para que eles possam, mesmo a distância, estreitar o relacionamento.

Mais informações estão na página do Parlamento Jovem Brasileiro no portal da Câmara​ dos Deputados. O programa também está no Facebook e no Instagram.

Da Assessoria