Projeto investirá mais de R$ 26 milhões para exportações de rochas ornamentais

0

Quinto maior produtor do mundo, com mais de 150 milhões de toneladas produzidas todos os anos, o setor de rochas ornamentais brasileiro acaba de ganhar um impulso importante para o incremento das exportações. No último dia 16 de junho, em Brasília, foi firmado convênio entre o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que garante mais de R$ 26 milhões em investimentos para promoção de negócios no exterior.

Batizado de It´s Natural – Brazilian Natural Stone, o projeto se destina às empresas brasileiras do setor de rochas ornamentais, já exportadoras ou que tenham o objetivo de exportar. Ao longo do biênio 2021-2023, o projeto estará amparado em quatro pilares: estimular o desenvolvimento das empresas do setor, sensibilizar a demanda quanto à diversidade de rochas do Brasil, promover a ampliação de mercados e a desconcentração das exportações, e promover a imagem do setor junto a arquitetos e designers. O projeto atuará em oito principais países, distribuídos em três continentes: China, Estados Unidos, Emirados Árabes, Índia, Itália, México, Reino Unido e Rússia. Pela iniciativa, estão previstos seminários preparatórios por mercado (Estados Unidos, China e Itália), workshops, apoio individualizado às empresas participantes, promoção comercial em feiras internacionais, atividades de marketing transacional, além dos projetos Imagem (que traz ao Brasil jornalistas e especialistas para participação em feiras e/ou eventos nacionais setoriais) e Comprador (que busca identificar e trazer ao Brasil distribuidores, agentes e inspetores que tenham potencial de importar e estejam interessados em rochas ornamentais brasileiras).

A proposta de convênio foi desenvolvida com a condução da Îandé Projetos Especiais, que aplicou o conhecimento e a experiência da equipe com projetos setoriais para redigir um projeto que pudesse imprimir uma visão de longo prazo para o setor de rochas, e que trouxesse resultados no curto prazo, contemplando as exigências da Apex-Brasil. “Foi um prazer e um grande desafio trabalhar com o Centrorochas no desenvolvimento desse projeto. Todo o processo foi colaborativo, ressaltando a inteligência coletiva e a complementaridade de conhecimentos – da associação referente ao setor de rochas ornamentais e da Îandé referente a projetos setoriais”, conta Roberta Ramos, CEO da Înadé. Segundo ela, o projeto foi desenvolvido em pilares estratégicos estruturados, que elencaram ações relevantes em mercados-alvo, sempre com a participação ativa das empresas do setor. “Por fim, consideramos quatro focos de trabalho: estruturante, de desenvolvimento, de promoção comercial e de promoção de imagem, contemplando empresas de todos os portes e maturidades”, acrescenta, ressaltando que o objetivo principal do projeto é incrementar e também qualificar as exportações do setor. “Hoje, o setor tem suas exportações muito concentradas em dois países, Estados Unidos e China. Tivemos o cuidado de ampliar ações em outros mercados, buscando uma desconcentração e pulverizando a produção para todos os principais mercados do planeta”, projeta Roberta.

O setor
Com mais de 12 mil empresas, que geram direta e indiretamente mais de 480 mil postos de trabalho no Brasil, o setor de rochas ornamentais vem em franco crescimento. Nos últimos cinco anos o setor cresceu, em média, 10%. Em 2020, a atividade caiu xx%, registrando um impacto menos significativo do que a maioria dos segmentos econômicos do Brasil. De acordo com o Centrorochas, as exportações brasileiras de rochas ornamentais apresentaram, no primeiro quadrimestre deste ano, um crescimento de 28,5% em relação ao mesmo período de 2020. No total, o setor nacional exportou 655,5 mil toneladas de rochas, entre chapas e blocos – os principais países importadores foram Estados Unidos (42,6%), China (27,4%) e Itália (6,4%).


Sobre o Centrorochas
Fundado em 16 de setembro de 2004, em Vitória/ES, maior estado exportador de rochas ornamentais do Brasil, o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras. Conheça: https://centrorochas.org.br/

Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: https://portal.apexbrasil.com.br/

Sobre a Îandé Projetos Especiais
No final de 2019, Roberta deixou a Abicalçados para fundar a Îande Projetos Especiais. A Îandé, que em tupi-guarani significa “nós”, nasceu do desejo de unir pessoas, com seus talentos e habilidades, para o desenvolvimento de projetos do bem, que tragam resultados positivos para a sociedade. Apesar de jovem, a empresa já conta com clientes de peso, como o Centrorochas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Zextec Consultoria Empresarial, a White Rabbit, entre outros. Conheça: www.iandeprojetos.com.br.

Da Assessoria