Sebrae/PR realiza workshop para orientar empreendedores sobre tendências

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Entender o cliente, estar onde ele está e, mais do que isso, oferecer produtos e serviços que ele precisa, considerando o momento e o canal adequado. Parece difícil? Esse é só um breve resumo das principais tendências elencadas pelo Sebrae/PR a respeito da mudança do perfil do consumidor diante da pandemia. Muito além de oferecer segurança e qualidade, as empresas precisam fazer mudanças significativas em aspectos como gestão e tecnologia, aplicando estratégias que podem fidelizar e, ainda, despertar novos consumidores, destacando a empresa no mercado.

O empreendedor André Cruz, de Foz do Iguaçu, procurou o Sebrae/PR para buscar apoio. Recém-recuperado do momento em que viu a sua primeira empresa falindo, quando a pandemia começou, percebeu que precisava “virar a página” e encarar um novo desafio. Para isso, pesquisou, entendeu as diversas possibilidades do ramo da construção civil e, antes de dar qualquer passo decisivo, aprendeu sobre o comportamento do consumidor.

“Tinha um projeto de empresa e queria saber como o Sebrae poderia me auxiliar a colocar em prática sem quebrar, pois, eu já tinha passado por algo semelhante e não queria errar de novo. No início, eu tinha a ideia de abrir uma construtora comum, mas depois levei para os consultores a ideia de abrir também uma loja de materiais de construção online. Eram dois negócios distintos dentro de um mesmo setor e com a ajuda da equipe, entendi o que precisava fazer”, relata André.

Nesse sentido, o empresário procurou investimento em formato de smart money (quando o investidor injeta dinheiro, mas também compartilha seu conhecimento e experiência) e encontrou a parceria da empresária Jucilaine Scheffer. Juntos, formataram um modelo de negócio e uniram as habilidades com os conteúdos aprendidos no Sebrae.

Dessa forma, começou-se a estruturação do e-commerce pensando no público-alvo final, visto que a compra de materiais de construção via sites ainda não é uma prática comum do brasileiro. A ideia, então, foi criar o site, que está em fase de estruturação, utilizando um sistema de venda personalizado que não demandasse estoque ou custos elevados com operações: a loja seria prática, com preço competitivo, mas com o diferencial de atender as demandas customizadas.

“O cliente decide que vai fazer uma obra e nos manda a projeção de quais e quantos materiais serão utilizados, esse material é colocado na obra de acordo com o cronograma. É uma plataforma que une pequenos e médios fabricantes de insumos da construção civil para vender direto para os varejistas, proporcionando preço competitivo e possibilidade de pequenas marcas fomentarem seus produtos sem intermediários,” explica.

Seguindo a mesma ideia de redução de custos e aumento de competitividade, a construtora tem estratégias parecidas. Ao identificar que por conta da pandemia o setor sofre com excesso de pedidos e falta de material e mão de obra, inverteram o processo. A partir do momento em que o cliente solicita algum projeto, os profissionais fazem uma visita no local, projetam custos, desenham ideias e, depois, adaptam o orçamento de acordo com o valor projetado pelo cliente.

PARA ENTENDER AS TENDÊNCIAS – Para compreender as principais tendências do mercado para abrir um negócio com mais chance de sucesso mesmo em meio a pandemia, o Sebrae/PR realizará no próximo dia 20 de maio, das 19 às 22 horas, o workshop de tendências. Em formato online, a programação vai contemplar conteúdos como a definição de macro e microtendências; o que são e para que servem as tendências de mercado; tópicos do Guia de Tendências 2020-2021 e referências de pesquisas sobre o tema.

“No workshop, vamos trabalhar com assuntos de interesse para que as empresas já nasçam com mais estrutura, pensando e entendendo seus públicos-alvo, aumentando as chances de sucesso”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Amanda Fagundes.

Para realizar a inscrição, basta entrar em contato com a Regional Oeste do Sebrae/PR pelo telefone (41) 3330-5700 ou 0800-570-0800. O workshop será realizado de forma 100% online e o investimento para participar é de R$70.

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