UEM lança site sobre política ambiental com dicas de consumo sustentável

0 0

Lançamento ocorreu durante programa Café na Reitoria, da UEM FM, com a presença da direção do Comitê Gestor Ambiental

Primeira instituição ambientalmente responsável no Paraná, a Universidade Estadual de Maringá lançou, hoje (8), durante o programa Café na Reitoria, um site sobre política ambiental, marcando mais um avanço na consolidação da UEM nesta área a partir do trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor Ambiental, responsável pela página eletrônica.

Acessando o site, elaborado pelo jornalista André Scarate, da Assessoria de Comunicação Social, o internauta terá um rol de informações que vão de orientações sobre consumo sustentável à divulgação do trabalho feito pelo comitê gestor.

O site aborda os cuidados voltados para o bem público, trazendo dicas de consumo de água no ambiente de trabalho, passando pelas dicas para economizar energia elétrica e o lembrete para não se esquecer da coleta seletiva, identificando, por exemplo, as diversas lixeiras de coleta seletiva no câmpus universitário.

A página reúne também instruções sobre como direcionar animais abandonados ou em flagrante situação de abandono; faz recomendações sobre a colaboração com a campanha UEM Recicla, na gestão de resíduos sólidos recicláveis da instituição; mostra, em detalhes, a trilha ecocultural; fornece informações a respeito do comitê, mencionando a política ambiental, o licenciamento ambiental, regulamentos, campanhas ambientais e algumas notícias; e apresenta o ranking criado pela Universitas Indonésia, em 2010, para classificar as universidades do mundo inteiro a partir de indicadores de sustentabilidade.

O levantamento global mais recente, de 2021, avaliou 956 universidades e a UEM ficou na posição de 505 dentre as instituições mais sustentáveis do mundo, além de ser a 66ª dentre 118 universidades da América Latina; a 22ª posição no Brasil; e a 1ª posição no Estado do Paraná.

O Café na Reitoria desta sexta-feira teve a participação, como convidados, da presidente e do vice-presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, respectivamente a engenheira química Elenice Tavares Abreu e o professor Marino Elígio Gonçalves, além do vice-reitor, Ricardo Dias Silva.

O Comitê foi criado em 2013, por meio da Resolução do Conselho Universitário (COU/020) que instituiu a Política Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a implantação e a integração de princípios, objetivos, instrumentos, valores e práticas ambientais que enfatize a preservação, a conservação e a sustentabilidade ambiental a serem observados nos segmentos administrativos, do ensino, da pesquisa e da extensão.

O programa foi transmitido, ao vivo, pela UEM FM 106,9, canal da UEM TV no YouTube e pelo Facebook da UEM FM, com apresentação do jornalista Marcelo Henrique Galdioli.

Da Assessoria

Deixe um comentário