Unimed Costa Oeste mantém padrão de qualidade e de segurança no atendimento

8

A partir da pandemia da Covid-19, o mundo se viu obrigado a mudar paradigmas, ter medidas rápidas e se inovar para combater a crise e minimizar o que viria a seguir. Em Toledo, o diferencial para enfrentar a pandemia é o cooperativismo. As cooperativas em Saúde são importantes para a construção de uma nova realidade. O Hospital Geral Unimed, localizado no município, tem se consolidado como um importante ponto de referência ao atender os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 seguindo os padrões de qualidade e de segurança preconizados pelas autoridades em saúde.

A saúde esteve entre as prioridades dos beneficiários que escolheram a Unimed pela segurança que ela oferece. Conforme o diretor presidente Dr. Hiroshi Nishitani, a instalação da pandemia da Covid-19 exigiu adequações em todos os atendimentos de contato físico direto para a manutenção da segurança de todo o público da Unimed Costa Oeste.

Diante do cenário, conforme Nishitani, houve o incentivo ao uso do aplicativo Unimed Cliente Paraná para a liberação das guias, bem como a adaptação dos espaços físicos para manter o distanciamento e a triagem dos seus usuários.

ADAPTAÇÕES – Devido à pandemia da Covid 19, muitas atividades foram reestruturadas e modificadas, como o Programa Viva Mais – Atenção ao Tabagista e o Programa Nascer Bem – Curso de Gestantes.

O diretor presidente salienta que as atividades foram adaptadas para que a equipe pudesse ofertar o conteúdo dos programas através de vídeos-conferências. “As respostas obtidas frente as mudanças foram positivas por parte dos participantes, que se sentiram beneficiados de poder participar das ações mesmo que de forma virtual”, afirma Hiroshi Nishitani.

A Unimed Costa Oeste manteve-se firme em meio à turbulência. De forma rápida e assertiva, estratégias foram adotadas e elas trouxeram segurança aos cooperados, colaboradores e beneficiários. Nishitani salienta que a Cooperativa em Saúde investiu em equipamentos e estrutura e passou a ofertar o plantão pediátrico.

O diretor presidente revela que a Unimed reabriu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estava desativada antes do arrendamento do hospital pela cooperativa e a dinâmica do hospital foi adaptada para atender os casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

“São ações que repercutiram no aumento da procura pela unidade e na confiança da comunidade na nossa cooperativa com reflexo no número de novos beneficiários, enfatiza Nishitani.

A Unimed Costa Oeste traz da pandemia muitos aprendizados, como a valorização da proximidade com as pessoas; o cuidado com o outro e a criação de oportunidades de trabalho e aprendizado. “Extraímos da tecnologia todo seu potencial, desenvolvemos soluções para problemas. Mas o que predomina é o sentimento de coletividade e de pertencimento. Sentimos na prática a importância de trabalhar em conjunto, unidos em um propósito”, menciona o diretor presidente da Cooperativa.

SOLIDARIEDADE – Ele conta que a Unimed procurou conscientizar os beneficiários e a comunidade por meio das redes sociais, do aplicativo, outdoors, orientando sobre os cuidados necessários durante a pandemia, principalmente, no sentido de proteção com a utilização de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social.

Já o tradicional encontro no Dia de Cooperar, em 2020, foi adaptado. “Realizamos junto a outra Cooperativa um drive-thru solidário, em Toledo. Foram arrecadados 1,2 tonelada de alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e leite longa vida”, afirma Nishitani. Os produtos foram destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Toledo. A Cooperativa ainda auxiliou com a arrecadação de donativos no Dia C de Marechal Cândido Rondon

Neste sábado (3), a Unimed Costa Oeste participa com as cooperativas de Toledo na ação do Dia C de 2021, com a coleta seletiva de resíduos eletrônicos. O descarte destes materiais pode ser realizado, das 9h às 15h, em três pontos de coleta: Primato Supermercado – Jardim Panorama, Lago Municipal – Centro e na Praça Jardim Coopagro – Avenida Cirne Lima (ao lado do Sicredi). Os participantes ganharão uma sacola ecológica.

“Também estamos engajados na arrecadação de alimentos e cestas básicas para as famílias carentes de Assis Chateaubriand e na arrecadação de leite longa vida, alimentos, materiais de limpeza, fraldas e roupas para auxiliar a população de Marechal Cândido Rondon. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ajudar as outras pessoas nesse período”, finaliza o diretor presidente.

Da Redação

TOLEDO