WSL escolhe SOS Mata Atlântica como uma das ONGs beneficiadas pela WSL PURE

3

Em comemoração ao Dia da Terra, a World Surf League (WSL) anuncia que a SOS Mata Atlântica foi uma das ONGs escolhidas para receber uma bolsa da WSL PURE (ONG da WSL) esse ano. O benefício é concedido a organizações não governamentais localizadas em regiões importantes para a World Surf League, cujo trabalho apoia a campanha “We Are One Ocean” da WSL, para a proteção e conservação do oceano em todo o mundo.

“O programa de benefícios da WSL PURE é muito importante para nós, porque nos permite aprofundar nossa conexão com as comunidades onde a WSL realiza eventos, apoiando o incrível trabalho dessas organizações”, disse Emily Hofer, Diretora Executiva da WSL PURE. “Estamos comprometidos em trabalhar a nível global e regional para proteger o oceano e, em particular, investir na juventude como administradores do oceano.”

A SOS Mata Atlântica é uma organização ambiental não governamental (ONG), que trabalha buscando inspirar a sociedade para proteger a floresta costeira ameaçada do Brasil. A doação será usada para financiar uma campanha de mobilização e conscientização, para envolver os governos locais e as comunidades a tomarem medidas visando proteger ecossistemas essenciais, incluindo manguezais, dunas e recifes de coral, ao longo da costa brasileira.

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais próximo do oceano. São mais de 300 municípios localizados pela extensa linha de costa, onde se desenvolvem manguezais, restingas, praias, recifes e vários outros ecossistemas. “A enorme biodiversidade da Mata Atlântica também se deve à essa interação com o oceano e todo o processo de evolução que ocorreu no contato desses sistemas ao longo de milhões de anos”, destaca Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica.

Por outro lado, essa área também é uma das mais populosas do país. Além de mais de 70% da população brasileira morar na Mata Atlântica, a densidade demográfica na zona costeira chega a ser cinco vezes superior à média nacional. Ainda que, em números absolutos, o Brasil tenha grandes áreas marinhas protegidas, várias regiões no litoral da Mata Atlântica ainda carecem de maior e melhor proteção integrada aos municípios costeiros.

“A vida começou no oceano e a vida na Mata Atlântica brasileira evoluiu sob a influência do oceano”, diz Igawa Martinez. “Trabalhamos há mais de 30 anos para inspirar as pessoas a defenderem a Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros e marinhos. Mas, a próxima década será decisiva para a conservação desses ambientes e temos o prazer e a honra de colaborar com a WSL PURE neste compromisso global. Mais de 70% da população de nosso país vive na área do bioma Mata Atlântica, próxima ao mar. É hora de retribuir mais aos lugares que são nossa casa, que nos proporciona tantas oportunidades e bem-estar geral.”

Neste Dia da Terra e ao longo desta temporada, a WSL está se empenhando em preservar o futuro do nosso esporte, com a petição “We Are One Ocean” convocando os líderes mundiais da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica de 2021, para proteger e conservar pelo menos 30% do oceano global até 2030. A WSL exige que os líderes mundiais sejam guiados pela ciência e por um processo inclusivo que abranja todas as comunidades de partes interessadas, considerando o valor do oceano para os povos de todas as nações.

A WSL incentiva os amantes do oceano em todo o mundo a celebrar o Dia da Terra, aprendendo mais e assinando a petição em weareoneocean.org.

We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, Gillette Venus como parte de seu compromisso contínuo de usar menos recursos até 2030 e o veículo elétrico híbrido Jeep 4xe.

Sobre a World Surf League – Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

Sobre a WSL Pure – PURE é uma organização sem fins lucrativos da WSL que significa Proteger, Entender e Respeitar o Meio Ambiente. Fundada em 2016, a WSL PURE tem a missão de inspirar, educar e capacitar a proteção do oceano, começando pela comunidade global do surf. A WSL PURE está especificamente focada em alertar sobre a crise climática, a poluição marinha por plásticos e a preservação do oceano. PURE aproveita a incrível plataforma da WSL para iluminar as pessoas que possam fazer a diferença – ambientalistas, atletas, organizações de defesa, comunidades e indivíduos – e colaborar com parceiros sem fins lucrativos do mundo todo. Para mais informações, visite wslpure.org

Da Assessoria