IDR-PR de Toledo promove reunião preparatória para Conferência Estadual

Estimated reading time: 5 minutos

Representantes do agronegócio participaram de uma reunião preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ceater). O evento aconteceu, na manhã de terça-feira (28), no auditório do Sindicato Rural de Toledo.

A Conferência é um evento que reúne agricultores familiares, Poder Público e sociedade. O objetivo é discutir e planejar a política de assistência técnica e extensão rural em nível estadual.

Nos municípios, os eventos são preparatórios para conferências nacionais, porque os objetivos são formular estratégias e propor ações para melhorar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Gelson Hein, médico veterinário que trabalha para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), atuando na Unidade Regional de Toledo, também é envolvido na assistência técnica e em temas relacionados à agropecuária.

Ele explica que o grupo participou de um diálogo bem instruído para que as prioridades de Toledo e da região fossem elencadas. “Nós buscávamos alcançar alguns propósitos de organização desta Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater-PR)”.

Hein pontua que o Programa Estadual de Assistência Técnica está a cargo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). “Nós queremos conduzir, orientar e aplicar, inclusive, legalmente do Estado para que conseguimos por meio de uma rede estabelecer o serviço público mais expressivo e de maior abrangência”.

PRIORIDADES – Algumas prioridades para a Assistência Técnica e Extensão Rural na região foram identificadas durante a reunião, como o próprio trabalho da assistência técnica. Conforme Hein, ele precisa ser melhor estruturado, considerando os parceiros que estão a campo e, inclusive, o produtor rural. “Existe a necessidade de identificar os parceiros, os produtores e as suas áreas de atuação e com necessidade de assistência, como grãos, suínos, aves, peixes ou leite”.

O médico veterinário do IDR-PR pontua ainda a importância de realizar a identificação da demanda de produção e de comercialização; questões de meio ambiente que precisam ser tratadas e resolvidas. “O crédito rural também é uma ferramenta importante. Muitos produtores poderiam acessá-lo, porém não fazem. Qual é o motivo? Além disso, existe a sucessão familiar que precisa ser trabalhada intensamente, de uma forma mais coordenada e com um investimento para que os filhos de produtores tenham acesso a propriedade”.

Hein destaca que a assistência técnica deve manter a qualidade no atendimento e ele deve ser contínuo para que o produtor tenha segurança. Outros aspectos destacados pelo profissional são a sucessão familiar nas propriedades e grupos de riscos na região, como indígenas ou quilombolas.

Conforme o médico veterinário, a principal proposta é promover uma Assistência Técnica e Extensão Rural em rede. “É preciso averiguar também como é possível estruturar e monitorar o trabalho da Ater”.

ETAPA REGIONAL – Hein apresentou alguns dados sobre o levantamento realizado e discutiu prioridades da assistência técnica para a Regional de Toledo, composta por 20 municípios.

O foco da 3ª Ceater será propor diretrizes e prioridades para a operacionalização do Proater-PR e da Rede Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, instrumentos que visam potencializar as capacidades instaladas, qualificar e ampliar a abrangência dos serviços de Ater, no estado.

A Conferência terá dois Eixos Temáticos:

• Eixo I – PROATER-PR, e

• Eixo II – Rede Paranaense de Ater.

O Eixo I deve fazer propostas para o desenvolvimento e operacionalização do Proater, considerando os níveis estadual, territorial, regional e municipal; e propor diretrizes e prioridades para a Peater-PR.

O Eixo II é fazer propostas para o desenvolvimento, gestão e operacionalização da Rede Paranaense de Ater. A rede é composta pelo conjunto das organizações de Ater do estado, é o instrumento de execução os Proater-PR, nos níveis estadual, territorial, regional e municipal.

Na ocasião, o grupo indicou delegados para participarem da Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, que ocorrerá em Curitiba nos dias 4 e 5 de novembro. Estiveram presentes secretários da agricultura, técnicos de ONGs, Sindicatos Rurais, empresas de planejamento, cooperativas, Senar, Itaipu e IDR-Paraná.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.