Lar de Idosos Irmãos Dentzer oferece serviço especializado e direcionado ao bem-estar

213

Envelhecer é um processo natural do ser humano. Quando se chega na velhice novas possibilidades e aprendizados surgem. O indivíduo inicia um novo estágio em sua vida. Para aproveitar da melhor forma esse novo estágio da vida é preciso se atentar a alguns fatores que contribuem para a qualidade de vida no decorrer da trajetória de envelhecimento. Esses fatores são: o ambiente social em que se está inserido, os valores e princípios de cada indivíduo e o autocuidado com relação a sua saúde física e mental.

Diante do reforço para se ter uma qualidade de vida também na terceira idade, é que o Lar de Idosos Irmãos Dentzer (LID) foi criado e está atuante. De acordo com a diretora, Patrícia Chaves, o Lar é uma associação privada sem fins lucrativos e tem como objetivo prestar atendimento com foco no bem-estar, na qualidade de vida, no fortalecimento de vínculos familiares e na garantia dos direitos do idoso. “Possui como premissas a dignidade, o respeito, a excelência, a transparência e responsabilidade socioambiental como valores de vida”.

ATENDIMENTO – Atualmente, o Lar Irmãos Dentzer atende mais de 30 pessoas idosas que desfrutam de serviço especializado e direcionado ao bem-estar dessas pessoas.

“O local possui uma estrutura ampla com espaços de descanso individualizados e coletivos, áreas de lazer e recreação, refeitório com alimentação nutricional adaptada a necessidade de cada um, ambiente moderno e seguro, enfermagem e farmácia, espaços para eventos e reuniões e o desenvolvimento de projetos para estímulo cognitivo por meio de recreação e de atividades físicas e de lazer periódicas”, afirma a diretora.

Segundo Patrícia, um ponto importante para proporcionar qualidade de vida aos residentes do Lar é o reforço da espiritualidade através do projeto de capelania e o contato periódico com familiares e amigos visando o fortalecimento e preservação dos laços afetivos e a fé.

AÇÕES – No primeiro trimestre de 2020, o mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19, o que afetou de forma direta o modo de vida dos idosos, devido ao alto contágio e agravamento da doença neste grupo. Entretanto, Patrícia comenta que tem testemunhado o agir e cuidado de Deus nos mínimos detalhes. “Conseguimos remanejar a equipe de colaboradores, visto alguns desfalques, sem prejudicar a rotina dos idosos; não houve necessidade de internamento neste período. Creditamos isso também ao fato de que intensificamos os cuidados das boas práticas de higiene e limpeza”, afirma a diretora.

Patrícia revela que as atividades cognitivas de recreação e lazer realizadas diariamente com os idosos auxiliaram para que ocupassem bem o tempo. “Houve uma melhor interação entre eles, amizades foram fortalecidas, afastando as inseguranças destes dias, por saberem que estavam em um ambiente não apenas protegido, mas amigável”.

Ela ainda pontua que o ministério de capelania, em execução pelos missionários Matias e Pastor Valteir, teve aumento da participação e do interesse dos idosos no culto e devocionais. “O acompanhamento espiritual com visitas individuais, também tem sido fundamental para trazer conforto aos idosos, neste momento em que estão longe de seus entes queridos”.

Até o dia 9 de dezembro, nenhum caso de Covid entre os residentes foi registrado. “A equipe também tomou ações imediatas para que os residentes mantivessem suas rotinas. Em relação ao contato com a família, uma das ações aplicadas foi a do contato virtual por meio de vídeo chamadas, o que os animou para ficarem fortes e tranquilos perante a situação momentânea”.

No início deste ano, graças às ações governamentais, os residentes e a equipe do Lar foram imunizados contra a Covid-19. “Decorrente disso, no segundo trimestre do ano, a equipe se organizou para que fosse retomado o contato presencial com as famílias por meio de agendamentos, porém, ainda com a manutenção das medidas preventivas e seguindo todos os protocolos de segurança”, declara Patrícia.

A diretora enfatiza que o Lar Irmãos Dentzer mantém seu papel social de acolher e cuidar da pessoa idosa, mesmo em situações difíceis as quais o mundo vive. “Temos a certeza de que este local nasceu primeiro no coração de Deus e é Ele quem tem conduzido sua direção, desde as coisas mais simples até as demandas mais complicadas e desta forma, segue seu trabalho confiante rumo aos desígnios que Ele tem nos preparados, convictos de que nunca estaremos sozinhos nesta jornada”, finaliza Patrícia.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria