Mil mudas e sementes de araucárias são plantadas em Toledo

38

Em comemoração aos 80 anos das Grandes Lojas do Paraná, as lojas maçônicas filiadas se comprometeram a plantar 16 mil mudas de araucária por todo Paraná. A Loja Maçônica Estrela do Oeste de Toledo se responsabilizou pelo plantio de mil mudas e sementes e na manhã do último sábado (20) integrantes da Loja, juntamente com as arco-íris da Assembleia Flores de Acácia Nº 11 fizeram o plantio simbólico de 10 mudas na Reserva Particular Osvaldo Hoffmann, localizada na Linha Marreco.

“O projeto desenvolvido por todas as Lojas identificaram áreas possíveis e viáveis para o plantio ou remodelamento das áreas de preservação permanente com o cultivo de mudas ou sementes de araucária” relata o venerável da Loja Estrela do Oeste Christian Floriano e Silva e ressalta que é um momento significativo onde se consegue criar um ambiente propício para cultura ambiental tanto da população, como das pessoas envolvidas e o incentivo à preservação. “Num momento que se fala tanto de desmatamento, achamos que está tão distante de nós, temos a oportunidade relevante de fazer a nossa parte aqui em nosso Estado e em nossa região. Agradecemos a participação da família de Osvaldo Hoffmann por disponibilizar sua área de preservação ambiental para plantarmos essas mil mudas e sementes” finaliza o venerável.

O projeto não fica apenas no plantio, segundo Christian, o objetivo é a partir de agora fazer a manutenção e o acompanhamento dessas araucárias. “Daqui 10, 15 anos podermos ver a mudança no perfil dessa área com essas araucárias e a presença das arco-íris é fundamental. É a presença do jovem participando e entendo a importância dessa ação e também serem os condutores da sequencia desse projeto no futuro”.

Para a preceptora mãe, Karine Fazzano, esse também é um momento muito significativo para a Assembleia das Arco-Íris. “Sermos convidadas a participar desse ato histórico da Loja que nos acolhe com tanto respeito e dedicação, é uma honra e um marco para todas nós.”

Estiveram presentes para acompanhar o plantio o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra de Toledo, Taciano Cesar Freire Maranhão e o conselheiro do Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, André Angonese.

Da Redação

TOLEDO