Toledo

92% das crianças dos Cmeis estão livres de cáries

O Projeto Cmei Cárie Zero 2018 teve resultados positivos (Foto: Janaí Vieira)

Incentivar a escovação dental correta desde criança é uma forma de promover a saúde bucal. O Projeto Cmei Cárie Zero 2018 colheu bons frutos durante este ano. Os resultados foram apresentados, na manhã de quarta-feira (5), no auditório da prefeitura. A ação é promovida em parceria entre as secretarias de Educação e Saúde.

“Os principais objetivos do projeto é promover a saúde bucal e tratar a doença da cárie nas crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)”, destacou a secretária de Educação Edna Heloisa Schaeffer Amaral ao mencionar que ao estimular esse bom hábito, os alunos podem cultiva-lo por toda a vida.

A secretária também salientou que existe certa resistência em promover essa prática nos Cmeis, pois existem pessoas que acreditam que esse tipo de ação não é competência da escola. Contudo, Edna pontua que quando a criança tem condições saudáveis de vida, ela está mais propícia a aprender.

 

RESULTADOS

A coordenadora de Saúde Bucal Juciliane Agoneze Cesaro fez a apresentação dos resultados. Entre as ações propostas pelo projeto, ela citou que uma das atividades era visitar todos os Cmeis e assim ter contato com os alunos, além de promover uma palestra para os pais e responsáveis.

“Visitamos os 28 Cmeis do município. No primeiro semestre tínhamos 2.537 crianças matriculadas. Ao todo, foram avaliados 2.241 alunos; cada um recebeu um kit de higienização bucal. Desse total, apenas 8% precisou ser encaminhado para atendimento, ou seja, 92% das crianças estão livres de cáries. Os resultados e os relatos das professoras e profissionais envolvidos no projeto mostram que as crianças estão aprendendo a fazer a escovação de maneira correta, além de estarem aprendendo a cultivar esse bom hábito”, finalizou.