Toledo

Ação reforça o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes entregaram material informativo (Foto: Franciele Mota)

Cerca de 80 crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda realizaram uma ação na tarde da última sexta-feira (17), na Praça Willy Barth.

Com cartazes, faixas e folders eles chamaram a atenção das pessoas que circulavam pelo local para se conscientizarem sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado na data de 18 de maio.

Segundo a assistente social da instituição e responsável pela ação Renate Neumann durante a semana o tema foi trabalhado com as crianças e adolescentes com material lúdico e com personagens infantis para que as crianças saibam se proteger, cuidem do seu corpo e não permitem que sejam tocadas de forma que não concordam.

“Os educadores falaram sobre a proteção, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual das crianças e adolescentes com informações sobre o que a violência sexual e focamos muito em como as crianças podem agir procurando os pais, ou um adulto em quem elas confiam ou o Conselho Tutelar”.

Para o vice-presidente do Conselho Tutelar I Rafael Araújo Santana essa ação é importante para alertar a comunidade para muitos casos de violência sexual velada. “Muitas pessoas não têm a orientação necessária para ajudar essas pessoas vítimas e essa campanha é importante para conscientizar a sociedade de como denunciar essa violência contra as nossas crianças e adolescentes”, pontua.