Toledo

Acidentes com danos ao patrimônio trazem prejuízos ao município

(Foto: Francielly Hirata/Arquivo J.O.)

Quase toda semana acontece pelo menos um acidente com danos ao patrimônio em Toledo, especialmente à noite. E os acidentes danificam placas de sinalização, postes de iluminação, ponto de ônibus, semáforos, blocos de proteção das rotatórias, entre outros.  

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito João Vianei Crespão, quando acontece um acidente a Guarda Municipal é comunicada e os agentes se deslocam até o local para identificar o veículo envolvido e o condutor ou proprietário do carro.

É feito um registro da ocorrência com todos os detalhes do acidente e o documento encaminhado ao Departamento de Patrimônio, que vai notificar o responsável pelo prejuízo. “Acontece que em muitos acidentes o condutor se evadiu do local e por isso não temos como notificar o responsável”, conta o secretário.

Crespão enfatiza que a maioria desses acidentes com danos ao patrimônio acontece na madrugada ou nos fins de semana. Um dos fatores identificados é o excesso de velocidade. “Nós temos trabalhado as sinalizações nas vias em toda a cidade, anualmente é feita a pintura das faixas de pedestres e gradativamente é feita a substituição das placas gastas com a ação do tempo, mas o que vemos é uma falta de conscientização dos motoristas”, lembra o secretário.

 

FISCALIZAÇÃO

Além dos danos materiais, um acidente de trânsito pode trazer sérios problemas a vida do condutor, dos passageiros e de outras pessoas no local. Crespão conta uma das ações para reduzir esses índices. “Vamos intensificar ainda mais a fiscalização de trânsito porque isso poderá reduzir esses índices. As campanhas de segurança no trânsito estão mais que massificadas, mas falta conscientização da população e uma fiscalização mais efetiva em determinados horários e locais”, afirma.

O secretário salienta ainda que apesar da reclamação da população sobre o trabalho de fiscalização realizado pela Guarda Municipal e a aplicação de multas, é exatamente fiscalização que mostra os abusos de velocidade cometidos no município. “Temos mais de 100 pedidos da população para colocar lombadas e faixas elevadas. Isso confirma que existe um excesso de velocidade e a população pede mais segurança no trânsito”, conclui Crespão.

 

NOTIFICAÇÕES

É o Departamento de Patrimônio do Município de Toledo que recebe todas as ocorrências envolvendo acidentes com danos ao patrimônio. Identificados os responsáveis eles são notificados para o pagamento com valor determinado pela secretaria de Habitação e Urbanismo, de acordo com as planilhas de compras já efetuadas.

O diretor do departamento de Patrimônio Norisvaldo Penteado de Souza conta que recebeu nesse ano da Guarda Municipal a documentação de cinco condutores que se envolveram nesse tipo de acidente. Dois deles já foram identificados e notificados e estão providenciando a cobertura dos danos. No entanto, não são as únicas ocorrências no município. “Acredito que há mais acidentes dessa natureza, mas muitos fogem do local”, cita.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Além dos acidentes que danificam o patrimônio público, Souza lembra de outros prejuízos que o município tem causados por atos de vandalismo, como placas de trânsito arrancadas ou destruídas, incêndios em contêiner de reciclagem, vidros de prédios públicos quebrados, entre outros. “Infelizmente nessas situações não conseguimos identificar e o município tem que arcar com o prejuízo, um dinheiro gasto duas vezes”, cita ao complementar que é preciso conscientização daquilo que é de todos.