Toledo

ADM e Contábeis promovem palestra com controlador interno da Câmara Municipal

O controlador interno da Câmara Municipal de Toledo David Calça palestrou aos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAG Toledo (Foto: Divulgação)

O controlador interno da Câmara Municipal de Toledo David Calça palestrou essa semana aos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAG Toledo. O profissional é servidor de carreira no Legislativo e apresentou o tema: Diretrizes do Controle Interno e aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo do evento, de acordo com a professora Edina Kinzler, foi debater e estudar sobre o controle interno na administração pública municipal observando sobre como controle é útil dentro do princípio da eficiência.

“As áreas de Ciências Contábeis e de Administração atuam fortemente no setor público, por isto é importante colocarmos nossos acadêmicos em contato com estes profissionais, que conhecem toda a sistemática e podem contribuir muito na expansão do conhecimento deles”, afirma.

Na palestra, David Calça abordou sobre as ferramentas mais relevantes para se combater a corrupção e se realizar uma boa gestão dentro das organizações públicas. “O controle interno está presente em todas as esferas governamentais e é uma ferramenta muito importante para momentos atuais, por exemplo, quando se fala tanto em corrupção. Quem está no controle interno precisar estar antenado em detalhes e exercer a fiscalização de forma efetiva, para se evitar erros e desvios”, alerta.

Na esfera da administração pública, o Controle Interno também é conhecido como autocontrole ou controle administrativo, isto é, o controle é realizado internamente pelos órgãos da própria estrutura, já o controle externo na administração pública é realizado pelo Poder Legislativo com o auxílio dos tribunais de contas.