Toledo

Alunos do Colégio do Porto Alegre participam de Feira Nordestina de Ciências

Os estudantes e a coordenadora do Clube de Ciências estão em Recife (Foto: Divulgação)

A Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit) acontece até este sábado (22), em Recife. O evento reúne projetos de 17 estados brasileiros e três países da América Latina: México, Paraguai e Colômbia. Nove projetos de estudantes do Colégio Estadual do Jardim Porto Alegre, de Toledo, foram classificados e estão sendo apresentados no evento.

De acordo com a organização, o objetivo da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia é fazer com que o próprio estudante participe ativamente do processo de aprendizado.

O evento comporta nove áreas do conhecimento: ciências exatas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; linguística, letras e artes; e meio ambiente.

 

PROGRAMAÇÃO

A feira de iniciação científica apresenta trabalhos de estudantes da rede particular e pública de ensino. Os alunos participantes tiveram oito meses para realizarem as inscrições dos projetos. Os trabalhos ainda passaram por uma fase de seleção e o resultado só foi divulgado em julho deste ano.

Segundo a coordenadora do Clube de Ciências do Colégio Dionéia Schauren, a pesquisa proporciona o acesso a novas informações, conhecer outras pessoas e despertar o encanto pela análise. “O Clube pode auxiliar na decisão de um futuro. Todos os alunos estiveram empenhados na realização de suas pesquisas. O Clube oportuniza sonhar”, comenta.

Sonhos que estão sendo realizados pelos integrantes do Clube de Ciências. Dionéia explica que os estudantes selecionados para a Fenecit estão apresentando os trabalhos e eles estão sendo avaliados. Uma premiação acontece na manhã deste sábado. “Estamos em busca de premiação e quem sabe um dia ser parte da equipe que representa o Brasil nas feiras internacionais. Para muitos alunos só é possível quando credenciado por uma feira”.

 

CONHECIMENTO

Em Recife, os estudantes também aproveitam o tempo para adquirir novas informações. A coordenadora do Clube de Ciências salienta que o grupo tem aproveitado para adquirir mais conhecimento em cultura, geografia, história e ciências na cidade. “Nós já conhecemos Porto de Galinhas, o centro antigo e parte das Igrejas. Está programada uma visita em Olinda nesta sexta-feira”, afirma ao complementar que os alunos estão deslumbrados com todas as visitas. “Tudo está muito lindo e maravilhoso”, finaliza.