Estado

Alunos do Senai e Colégio Sesi participam do Projeto Transformação Cidadã

Unidades de todo o Paraná fizeram parte do projeto, que tem como objetivo trabalhar a cidadania e o civismo com os estudantes

Qual o papel de um político? O que os deputados fazem em seu mandato? Quais são os poderes do Estado? Essas são perguntas simples, mas que muitas pessoas não sabem responder. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Ideia Big Data, 79% dos eleitores brasileiros não se lembram em quais candidatos votaram nas eleições de 2014 e apenas 15% afirma estar acompanhando o desempenho dos parlamentares que votaram e foram eleitos. É com o objetivo de trabalhar a cidadania e o civismo com os alunos das redes Senai e Sesi de todo o Paraná que o Sistema Fiep criou o Projeto Transformação Cidadã. Com início em julho deste ano, o projeto incentiva os alunos a desenvolverem ideias relacionadas a temas do cotidiano da comunidade escolar.

Cada unidade do Senai e Colégio Sesi formou um grupo composto por seis estudantes. Ao todo, 55 ideias foram desenvolvidas e 330 alunos participaram diretamente do projeto. No Colégio Sesi, unidade Boqueirão, os estudantes criaram um questionário para saber o nível de conhecimento dos alunos e funcionários sobre as funções governamentais. A próxima fase do projeto é apresentar o resultado da pesquisa, num evento chamado Dia Cidadão. "Agora que já coletamos os dados e sabemos o resultado, montamos um infográfico e vamos apresentar para todos no nosso Colégio. Também vamos tirar dúvidas dos que não souberam responder as questões", explica a jovem Isabela Cristiane de Lima, que participou do projeto.

Na unidade Boqueirão, assim como em toda as unidades do Sistema Fiep, o evento de apresentação do projeto será na sexta-feira (14), às 9h30, no auditório do Senai. Além de mostrar os resultados da pesquisa, quem participar poderá assistir ao Workshop Dia Cidadão, que abordará temas como o papel do cidadão, voto consciente, como ocorrem as eleições, a importância dos três poderes do Estado e o papel dos parlamentares.

Para Isabela, o projeto teve um papel fundamental em sua vida. "Tive a oportunidade de conhecer mais sobre o que é ser cidadão, qual o nosso papel dentro da sociedade e, principalmente, terei agora a oportunidade de repassar o meu conhecimento para todos os adolescentes do colégio que ainda têm muitas dúvidas", afirma.

 

O QUE DIZ A PESQUISA

 A pesquisa feita pelos alunos do Colégio Sesi, unidade Boqueirão, mostra que 91% das pessoas entrevistadas não sabe qual é o papel do vereador; 60% acertou sobre a função de um prefeito; 78% não soube dizer quais são os três poderes do Estado; 70% sabe o que é feito na Câmara dos Deputados, mas 85% não sabe o que um deputado faz.

 

SERVIÇO

Projeto Transformação Cidadã

Quando: 14 de setembro (sexta-feira)

Horário: 9h30