Esporte

Ana Patrícia/Rebecca leva o título da etapa da Holanda

Vitória por 2 sets a 0 sobre Sarah Sponcil e Kelly Claes aconteceu no dia do aniversário de Reis Castro, técnico da dupla brasileira (Foto: Divulgação/FIVB)

Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) conquistaram neste domingo (06/01) o título da etapa de Haia (Holanda), a primeira parada do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019. As brasileiras superaram na final as norte-americanas Sarah Sponcil e Kelly Claes por 2 sets a 0 (21/10, 21/18), conquistando pela primeira vez um evento do nível quatro estrelas.

Apesar de ainda não contar pontos para a corrida olímpica, o resultado em Haia aumenta a pontuação das brasileiras no ranking de entradas da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), facilitando o caminho em eventos futuros. A medalha de ouro rende 800 pontos no ranking e cerca de R$ 75 mil em prêmios para Ana e Rebecca.

De quebra, a dupla deu um presente para o técnico Reis Castro, que completou 49 anos domingo. Reis treinou duplas como Juliana/Larissa e Talita/Larissa, e agora comanda a jovem dupla que busca a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ana comentou a vitória.

Agora, em nove etapas realizadas em Haia, o Brasil soma 24 medalhas (11 de ouro, cinco de prata e oito de bronze). O torneio foi disputado em quadras montadas dentro do complexo esportivo de Zuiderpark, já que a temperatura na cidade está próxima de 5ºC. A arena já recebeu etapas da Liga Mundial de voleibol indoor e edições da Copa Davis, de tênis.

O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha e Duda (PR/SE). Após a etapa da Holanda, o próximo desafio das duplas brasileiras será pelo Circuito Sul-Americano, com a etapa de São Francisco do Sul (SC), de 18 a 20 de janeiro, e em seguida com o Circuito Brasileiro Open, na etapa de São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro.