Toledo

Animais são abandonados em lixão clandestino

Além de servir como lixão clandestino, o local também está servindo como local de abandono de animais (Foto: Divulgação)

Infelizmente, não é novidade encontrar lixo no caminho para a Pedreira Municipal em Toledo. O lixão clandestino no local é problema antigo e mesmo que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente limpe o local, quase que semanalmente é possível encontrar entulhos como móveis e eletrodomésticos velhos, roupas, colchões, borrachas, restos de materiais de construção civil entre outros materiais no espaço. Além disso, o ponto também está servindo para abandonar animais.

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais de Toledo (CMPDA) recebeu a denúncia de que cachorros foram abandoados no local. “Um morador das proximidades da pedreira encontrou cinco cães largados. A população continua agindo sem praticar a adoção consciente”, relata a presidente do CMPDA Maria Cecília de Lima ao destacar que quando a pessoa tem um animal de estimação é preciso ter consciência dos cuidados necessários e que ele não é o objeto para ser descartado.

Um problema citado por Maria Cecília são as consequências do abandono, como o risco eminente dos cães seguirem até a rodovia e causarem acidentes. O apelo é para que as pessoas sejam conscientes e não abandonem.

 

O LIXÃO

Sobre o lixão clandestino, o secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi pontua que constantemente a secretária efetua serviços de limpeza no local. “Estamos trabalhando para agilizar a instalação dos Ecopontos. Assim as pessoas terão um local adequado para destinarem esse tipo de lixo. Outra medida é a intensificação dos trabalhos de fiscalização”.

A pessoa que flagrar a destinação indevida de entulhos deve entrar em contato com a Ouvidoria, pelo telefone 156. As denúncias podem ser anônimas. A sanção para quem comete esse tipo de infração estabelece o pagamento de multa.