Toledo

APA promove bazar especial para casamento coletivo

Os produtos já estão à disposição das noivas interessadas, para serem provados na sede da APA (Foto: Divulgação)

A Ação Promocional e Assistencial (APA), instituição mantenedora do Lar do Idoso de Toledo, promove bazar especial de vestidos de noiva, em parceria ao tradicional Casamento Coletivo Cidadão, prevista para três sábados dos meses de maio e junho. Ao todo, serão 95 casais no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, da Vila Pioneiro, e no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), do Jardim Coopagro.

Durante o bazar, o Lar do Idoso coloca à disposição das noivas interessadas, vestidos próprios para a cerimônia por R$ 30,00 a peça. Os vestidos são todos de qualidade, de diversos tamanhos, em modelos modernos produzidos com tecidos e enfeites especiais e foram doados à instituição por lojas de venda e locação de vestimentas da cidade. Os produtos já estão à disposição das noivas interessadas, para serem provados na sede da APA, localizada na Avenida J.J. Muraro, 1890, no Jardim Porto Alegre. Para mais informações é preciso entrar em contato por meio do telefone (0xx45) 3278-5352.

 

AÇÃO

De acordo com a voluntária do Projeto Vô-Artes Mãos Solidárias e integrante titular do Conselho Fiscal da APAS, Verônica Mareth, o valor obtido com o bazar será totalmente revertido em benefício do atendimento aos idosos mantidos pela instituição.

 

CASAMENTO

O Casamento Coletivo Cidadão é iniciativa da Prefeitura de Toledo, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, com a intenção de regularizar a união de casais que vivem juntos há anos, mas não se casaram formalmente por diversas razões, incluindo a falta de recursos. Segundo a secretária Larissa Ribeiro, trata-se de oportunidade oferecida pelo poder público para que os casais tenham união estável de forma regular.

O casamento é realizado no âmbito civil, sem custos e para a inscrição os noivos devem ter renda menor a três salários mínimos, além de Cadastro Único atualizado. Na promoção, em 2017 foram realizados 74 casamentos e em 2018 aconteceram 123.

Ainda de acordo com Larissa Ribeiro, entre os dias oito e 12 de maio os interessados serão atendidos nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde alunos do Curso de Direito da FAG - Campus Toledo realizarão orientações jurídicas para a assinatura dos documentos de formalização dos casamentos. Para a inscrição também é solicitado que os casais levem seus padrinhos e testemunhas para assinarem as documentações necessárias.