Estado

Apenas ¼ dos cursos de Direito do Paraná recebem selo de qualidade da OAB

(Foto: Divulgação/Universidade Positivo )

O selo “OAB Recomenda” - que está na sexta edição - foi concedido na última quarta-feira (30) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No Paraná, das 64 instituições que ofertam o curso de Direito, apenas 16 receberam o selo de qualidade, em 10 cidades - Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo.

O prêmio é concedido a cursos de Direito de todo o país e leva em conta dois critérios: o índice de aprovação nos exames da Ordem e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados. O Selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil.

De acordo com o secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, que é presidente da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, a premiação alcançou o patamar de guia da educação jurídica brasileira, mostrando para a sociedade as instituições que são destaque na oferta do curso de Direito. “O Selo OAB não tem o objetivo de criar um ranking entre todas as Instituições de Ensino Superior do país. Seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão, com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas com o Exame de Ordem Unificado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, declarou.

A Universidade Positivo foi uma das instituições reconhecidas com o selo. Com nota máxima (5) no MEC, o curso de Direito da Positivo se destaca pela qualidade e dedicação de seu corpo docente, 100% formado por mestres e doutores. "Além disso, foi o primeiro no Brasil a criar uma incubadora de escritórios de advocacia, que auxilia os profissionais recém-formados a se posicionarem no mercado e obterem prática de gerenciamento e administração", destaca o diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Roberto Di Benedetto. Para ele, o reconhecimento pela segunda vez consecutiva mostra que a universidade está no caminho certo. Atualmente, a Positivo possui cerca de 1.500 alunos matriculados no curso. Nos últimos processos seletivos, o curso de Direito tem sido o mais procurado pelos vestibulandos. Segundo Benedetto, mais de 2.335 profissionais de Direito já foram formados pela Universidade Positivo desde a criação do curso, em 1999. Mais informações em www.oab.org.br.

 

INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE RECEBERAM O OAB RECOMENDA NO PARANÁ:

1. Centro Universitário Assis Gurgacz

2. Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC)

4. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

5.  Universidade Positivo

6. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste | Foz do Iguaçu

7.  Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste | Francisco Beltrão

8. Centro Universitário Campo Real

9. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

10. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) | Londrina

11.Universidade Estadual de Londrina

12.Universidade Estadual do Oeste do Unioeste | Marechal Cândido Rondon

13. Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

14.Universidade Estadual de Maringá (UEM)

15. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

16. Faculdade Assis Gurgacz (FAG) | Toledo