Toledo

Após campanha da gripe, Regional ainda tem vacinas para a segunda dose em crianças

O informe semanal da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) sobre os casos de gripe no Paraná divulgado na última quarta-feira (12) registra 212 casos confirmados de gripe no estado, com 51 óbitos. São 8 mortes a mais que na semana anterior quando apontava 43. Os óbitos confirmados aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

O boletim ainda traz informações sobre casos de Síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Influenza por região. A 20ª Regional de Saúde de Toledo apresenta 11 casos de Influenza e dois óbitos. Com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Regional alcançou a meta de 90,38% de cobertura vacinal. O estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 90%.

No entanto, alguns municípios não alcançaram o que foi proposto: Assis Chateaubriand (86,44%), Entre Rios do Oeste (82,22%), Guaíra (78,96%), Marechal Cândido Rondon (76,10%), Mercedes (88,76%), Nova Santa Rosa (77,94%), São José das Palmeiras (88,02%), Terra Roxa (79,34%) e São Pedro do Iguaçu (86,53%). Os dados são da última quinta-feira (13).

Todos os 18 municípios da 20ª RS não possuem mais doses disponíveis para a população em geral. A enfermeira do Programa de Imunização da Regional Pricila Cruz Teixeira explica que há somente vacina reservadas para a segunda dose das crianças.

Ela pontua a campanha de vacinação de forma positiva e com boa adesão apesar de que entre os grupos prioritários, as menores coberturas foram de gestantes (80,50%) e crianças (87%). “A iniciativa do Programa Nacional de Imunização - PNI/MS de ter estendido a Campanha de Influenza para todas as faixas etárias também foi avaliado de forma positiva, pois além de garantir as doses para grupos prioritários, tivemos a oportunidade de disponibilizar as doses para a população em geral”.