Esporte

Arbitral definiu o Campeonato Paranaense Sub-19

 

Miguel Locatelli/Backstage Comunicação

Reunião na sede da FPF contou com a presença dos representantes dos clubes

Reunião na sede da FPF contou com a presença dos representantes dos clubes

 

Na quarta-feira (1º), foi realizado, na sede da Federação Paranaense de Futebol, o arbitral do Campeonato Paranaense Sub-19. A competição terá a participação de 20 clubes e tem seu início previsto para o dia 20 de maio.

O Estadual é uma novidade em 2015, substituindo as categorias Sub-18 e Sub-20, trabalhando em conjunto com a Taça FPF no fortalecimento da transição de atletas para o profissional. Os jogos serão realizados no meio de semana.

Participam do campeonato: Andraus, Apucarana Sports, Atlético Paranaense, Batel, Cambé, Cascavel CR, Colorado, Coritiba, FC Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Grecal, J. Malucelli, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Portuguesa Londrinense, São José e Toledo.

O Campeonato Paranaense Sub-19 será disputada em quatro fases.

Na primeira, as equipes estão divididas em três grupos regionalizados:

Grupo A: Batel, Cascavel CR, FC Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo.

Grupo B: Apucarana Sports, Cambé, Colorado, Londrina, Maringá e Portuguesa Londrinense .

Grupo C: Andraus, Atlético Paranaense, Coritiba, Grecal, J. Malucelli, Operário, Paraná Clube e São José.

Os times jogam em turno e returno entre si no grupo, classificando-se os quatro melhores do Grupo C e os três melhores dos Grupos A e B.

Na segunda fase, com os 10 classificados, serão formados dois grupos com cinco clubes em cada chave. Grupo D (1ºA, 1ºC, 2ºB, 3ºA e 4ºC). Grupo E (1ºB, 2ºA, 2ºC, 3ºB e 3ºC). Os clubes jogam em seus grupos em ida e volta, com os dois melhores de cada grupo avançando à terceira fase.

Na semifinal, serão dois grupos: F (1ºD x 2ºE) e G (1ºE x 2ºD), em partidas ida e volta. Caso haja igualdade nos pontos e no saldo de gols após o segundo jogo, os finalistas serão conhecidos nos pênaltis.

Na final, os clubes também disputam duas partidas – ida e volta.

 

PREPARAÇÃO

De acordo com o proprietário da escola de futebol Genoma/La Salle, Jorge Morgenstern, a ideia é aproveitar a base da equipe que estourou a idade no Paranaense Sub-18 e que, no ano passado terminou em quinto lugar. “Os meninos iniciaram na segunda-feira os treinos físicos e estão realizando alguns treinos contra o elenco profissional, que disputa a Segunda Divisão do Estadual”, comentou Jorge, lembrando que esta semana o sub-19 arrancou um empate em 0 x 0.

A demora na definição do sistema de disputa não atrapalha, de acordo com Jorge, a preparação da equipe, até porque a competição só vai começar no dia 20 de maio “e agora é possível se programar com calma”.

Sobre o técnico, embora não esteja nada definido, Jadir Morgenstern deverá ser confirmado, porém, ainda faltam alguns detalhes a serem acertados. “É muito possível sim (Jadir ser o técnico), até pelo conhecimento que ele tem dos meninos”, reforçou Jorge.