Toledo

Assembleia dos Bispos do Paraná acontece em Toledo neste mês

O bispo diocesano Dom João Carlos Seneme comenta a programação do encontro (Foto: Divulgação)

Inicia no dia 17 de fevereiro, a Assembleia dos Bispos do Paraná – Regional Sul 2 da CNBB que se desenvolverá até o dia 20, em Toledo. A programação acontece no Instituto João Paulo II. A Assembleia dos Bispos do Paraná insere-se no período jubilar em que a Diocese de Toledo celebra os 60 anos de sua criação.
A Assembleia vai reunir Arcebispos e Bispos, padres, coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos. Em pauta, assuntos pastorais como a ação evangelizadora “Cada comunidade uma nova vocação”.
De acordo com o bispo diocesano Dom João Carlos Seneme, a ação acontece em todo o Paraná e em diversas partes do Brasil. “Faremos a partilha do que está acontecendo nas Paróquias e Dioceses e como as atividades estão sendo mantidas pela Regional”.
Na Diocese de Toledo, o bispo comenta que as atividades estão sendo acompanhadas. Ele ainda cita que durante as celebrações eucarísticas, toda a comunidade está sem do convidada a rezar uma dezena do terço para que se disponha a ser religioso ou religiosa. “É o momento de partilha e de comprometimento. Também queremos que as crianças sigam a vocação”.

 

PROGRAMAÇÃO
Nestes dias de Assembleia, o Episcopado paranaense avalia a caminhada do ano anterior, tudo o que foi realizado e o que ainda precisa dar prosseguimento. “É um momento de estabelecermos metas e trabalhar juntos a evangelização em nível estadual”, comenta Dom João Carlos.
Ele complementa que em cada Estado acontece a organização para ter algumas iniciativas para partilhar a vida e diretrizes em nível de pastoral. “A nossa Regional Sul 2 tem a formatação para que possamos trabalhar juntos e refletir a presença da Igreja no Estado”.
Na ocasião, cada bispo tem a oportunidade de apresentar algum assunto que gostaria de ouvir a opinião dos participantes. Além disso, o Regional Sul 2 tem alguns assuntos fixos na pauta, como a Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.
Também deve ser incluída na programação a eleição da nova presidência do Regional Sul 2. O atual presidente é o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos.