Região

Associações de agricultores recebem novos equipamentos de convênio com a Seab

A ação faz parte do Programa de Gestão de Solo e Águas em Microbacias, que está atendendo os Lajeados Bem-Te-Vi e Arara (Foto: Divulgação)

Um novo convênio firmado entre o município de Maripá e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (Seab) está beneficiando cinco associações de agricultores com novos equipamentos. A ação faz parte do Programa de Gestão de Solo e Águas em Microbacias, que está atendendo os Lajeados Bem-Te-Vi e Arara. A assinatura do termo de doação dos equipamentos foi realizada na segunda-feira (12), no Paço Municipal.

O convênio garantiu a compra de um distribuidor de adubo orgânico líquido com capacidade para seis mil litros, dois distribuidores de adubo sólido e calcário para oito mil quilos, um perfurador de solo e um reservatório de água de 30 mil litros. Foram contempladas as associações do Trevo, MR-101, Linha Arara, Bairro das Chácaras e Sanga da Sede. Os equipamentos foram definidos em conjunto, conforme a necessidade das associações e o enquadramento no convênio.

A Associação de Moradores e Agricultores da Sanga da Sede é composta por 28 famílias e optou por um distribuidor de adubo sólido e calcário. Segundo o presidente da associação Valdino Ari Gabert, o equipamento irá diminuir os gastos dos produtores. “A maior parte dos associados utiliza o adubo orgânico nas suas propriedades e, até então, tínhamos que pagar pelo serviço de distribuição, que agora cada produtor poderá fazer por conta própria”, explica.

O investimento total para esse convênio é de R$ 210 mil. “Em um município onde a economia é baseada no agronegócio, é essencial que as associações tenham apoio do poder público para seu desenvolvimento. O Governo do Estado tem sido um grande parceiro no repasse de recursos em diversas áreas, beneficiando toda a população maripaense”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

O convênio prevê ainda a aquisição de 358 toneladas de calcário para atender cerca de 40 produtores, além de sistemas de tratamento de água (casa química) para atender seis redes de distribuição.

A solenidade contou com a presença do chefe do Núcleo Regional da Seab em Toledo Rudi Kuns, autoridades locais e representantes das associações.

 

SANEPAR

Na oportunidade, também foi assinado o termo de cessão de uso do Sistema de Abastecimento de Água para a Associação da Linha Harmonia, comunidade do distrito de Pérola Independente. O sistema foi viabilizado por meio de convênio com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a unidade já está em funcionamento. Representando a Sanepar, esteve presente o agente de suporte operacional de Maripá, Enéias Schwambach.