Toledo

Audiências públicas apresentam projetos da Praça Chico Mendes e Ecoponto Central

Para dar sequência aos projetos, população terá oportunidade de conhecer mais detalhadamente sobre cada um
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Meio Ambiente promove duas audiências públicas importantes essa semana. A primeira delas, na quinta-feira, dia 14. A partir das 19h acontece a Audiência Pública para tratar da apresentação e aceitação do projeto de melhorias da Praça Chico Mendes visando atender os critérios exigidos pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade).

A outra Audiência Pública acontece dia 15 de setembro (sexta-feira), também às 19h. Na ocasião terá feita a apresentação e aceitação do projeto de implantação do “Ecoponto Central”. A reunião acontece na Avenida José João Muraro, esquina com Eroni Becker, no Jardim Concórdia.

 

PRAÇA CHICO MENDES

Segundo o diretor administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Cláudio Bellotto, a Praça Chico Mendes será revitalizada graças a um recurso de R$ 50 mil oriundo da Sedu/Paranacidade. “Está prevista a pintura geral da praça, onde inclui a pintura de bancos e de meio fio e a reforma da quadra de areia”, informou Bellotto.

A Praça Chico Mendes está situada entre as Ruas Piratini com a Rua Bonfim, e Rua Armando Arrosi com a Rua Independência, no Centro de Toledo.

 

ECOPONTO CENTRAL

O projeto do Ecoponto Central, previsto para ser apresentado na Audiência Pública de sexta-feira, é considerado modelo na Espanha, segundo Bellotto. “Esse vai ser o primeiro de sete ecopontos que pretendemos instalar no município. Ele é um ponto fixo onde o cidadão poderá depositar nos contêineres o lixo já de forma separada. Um funcionário fará o acompanhamento e orientação das pessoas”, explicou o diretor.

A Secretaria de Meio ambiente estima que das 130 toneladas de lixo ao mês que o Aterro Sanitário recebe, cerca de 60% poderia ser separado na origem. “O cidadão, ao invés de mandar tudo pro lixo comum, poderia fazer essa separação. Com o Ecoponto, estamos dando essa possibilidade para que essa separação seja feita”, acrescenta Bellotto.

Na audiência será apresentado o projeto completo para que a comunidade possa esclarecer suas dúvidas. As duas audiências são abertas ao público em geral.