Variedades

Balé Teatro Guaíra será homenageado na Assembleia

(Foto: Divulgação)

O Balé Teatro Guaíra será homenageado nesta terça-feira (16), às 19 horas, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. Em maio, o Balé completou 50 anos com uma mostra de repertório que apresentou ao público os maiores sucessos da companhia. O BTG é a terceira companhia mais antiga do país e uma referência em dança contemporânea.
A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, afirma que a sessão solene na Assembleia é um marco na celebração do cinquentenário do grupo. “O Balé Teatro Guaíra é uma instituição pública que está entre três principais companhias de dança do país e é também uma das mais antigas”, disse. Segundo ela, é uma trajetória de sucesso, com 50 anos ininterruptos de repertório com altíssimo nível técnico. “Esse fato precisa ser festejado com nossos representantes políticos porque mostra o comprometimento do Paraná com a Arte”, afirmou.
Mônica lembra que os deputados estaduais tiveram papel fundamental na reestruturação dos cargos do CCTG e criação do PalcoParaná, o que possibilitou a contratação regular de bailarinos e músicos e da equipe técnica.
De acordo com a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cíntia Napoli, o evento marca um encontro memorável, uma real aproximação entre os parlamentares e os artistas que representam o Estado. “É uma grande honra para nós, integrantes e ex-integrantes do BTG, sermos presenteados, pela primeira vez, em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná”.

TURNÊ PELO PARANÁ - O Balé Teatro Guaíra já se apresentou em cinco cidades do Paraná para celebrar seu aniversário de 50 anos. O público prestigiou os espetáculos Carmen - em Ponta Grossa, Campo Mourão e Maringá - e O Segundo Sopro, em Cascavel e Guarapuava.
A turnê pelo Estado faz parte da comemoração do cinquentenário da companhia. Além das coreografias, o BTG também está ofertando oficinas artísticas em todas as cidades. Essa programação faz parte do compromisso do Centro Cultural Teatro Guaíra em democratizar o acesso à cultura e descentralizar suas atividades.
O deputado Goura, que faz parte da Comissão de Cultura da Assembleia, é o proponente da homenagem.