Toledo

Banco de Sangue: Coletas são feitas em dois dias da semana

A unidade precisa de doadores com o tipo sanguíneo O Negativo (Foto: Franciele Mota)

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT – Banco de Sangue) de Toledo teve nas duas últimas semanas uma alteração nos dias de coleta. O serviço que normalmente funciona de segunda a sexta, ficou reduzido a dois dias da semana, nas terças e sextas. O motivo foi a redução no número de servidores devido ao período de férias de um dos médicos da unidade. Neste período o atendimento administrativo funcionou normalmente.

Na última segunda-feira (13) estava prevista a retomada das atividades durante toda a semana, mas segundo o coordenador da UCT – Banco de Sangue de Toledo Ayres Dalla Bernardina Neto o atendimento no setor de coleta segue com datas reduzidas ainda nesta semana.

Uma nova alteração no quadro de servidores estendeu o período reduzido para as coletas que continuam nas terças e sextas das 7h30 às 10h30 e no período da tarde das 13h às 15h. Bernardina Neto explica que mesmo com o atendimento reduzido nas duas últimas semanas, a frequência de doadores foi boa na UCT. “A população compreendeu nossa limitação e nos dias de doação tivemos um bom número de doadores”.

O diretor da 20ª Regional de Saúde Alberi Locatelli explica que uma enfermeira saiu de licença e outra foi transferida da unidade, e que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está viabilizando outro profissional para o setor da coleta. “Nestes dias está sendo acompanhado por profissionais da 20ª RS. Estamos repondo a enfermeira, creio que em 15 dias volta ao normal”, salienta.

 

MAIS DOAÇÕES

Durante o período em que o Banco de Sangue esteve com atendimento reduzido na coleta, a preocupação do coordenador da Unidade era com relação ao estoque. “É claro que diminuiu muito as doações, porém o estoque se manteve estável. Tivemos apenas uma grande demanda de bolsas ‘O Negativo’ e com muito esforço o Hemocentro Regional de Cascavel nos auxiliou”, pontua ao enfatizar que a Unidade ainda precisa de doadores deste tipo sanguíneo para melhorar o estoque.