Toledo

Banco de Sangue segue com atendimento somente em dois dias na semana

Desde o dia 30 de abril que o Banco de Sangue de Toledo está com o atendimento aos doadores em apenas dois dias da semana (Foto: Arquivo)

Há mais de dois meses a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT – Banco de Sangue) de Toledo está com atendimento ao público reduzido, somente em dois dias da semana, nas terças-feiras e sextas-feiras das 7h30 às 10h30 e no período da tarde das 13h às 15h.

A redução nos dias de atendimento aos doadores aconteceu por conta de remanejamento dos servidores do setor de coleta para atender a demanda de férias e transferência de profissionais.

O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo Alberi Locatelli explica que está sendo viabilizado outro profissional de enfermagem para completar o quadro de servidores e regularizar os atendimentos na unidade. “Eu acredito que nessa semana ou na próxima podemos regularizar a situação do Banco de Sangue e voltar com os atendimentos em todos os dias da semana”.

 

ESTOQUE – Desde o dia 30 de abril que o Banco de Sangue de Toledo está com o atendimento aos doadores em apenas dois dias da semana. Para atender o período de férias de um médico e a transferência de uma enfermeira a 20ª Regional de Saúde disponibiliza um servidor para o setor.

Com dois para a coleta, o estoque do Banco de Sangue caiu, mas segundo Alberi foi dentro do esperado pela situação. “Não houve falta de sangue para os hospitais e clínicas e, quando necessitava a gente buscava do Hemocentro de Cascavel”, complementa.

Assim que os atendimentos se normalizarem no Banco de Sangue, Alberi cita que será feita uma ampla campanha de divulgação para retomar os agendamentos em outros dias da semana e reforçar estoque de sangue. “Estamos empenhados na solução do caso”.

 

DOAÇÃO – Quem pretende doar sangue deve procurar a unidade nas terças-feiras e sextas-feiras. O atendimento no período da manhã é das 7h30 às 10h30 e no período da tarde das 13h às 15h. Para fazer a doação é preciso estar alimentado, sem ter consumido alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico, ter repousado bem na noite antes da doação.

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo, pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 18 e 69 anos. Os doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. Para fazer a doação não pode estar grávida, nem com suspeita de gestação e não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.