Região

Biblioteca Pública Cidadã lança 16ª edição do Concurso Passaporte do Leitor

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maripá por meio da Biblioteca Pública Cidadã Professora Marlene Alenbrant lançou a 16ª edição do Concurso Passaporte do Leitor. Trata-se de uma competição entre alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e do Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que eles devem ler e resumir a maior quantidade de livros no período entre 1º de maio e 30 de agosto.

O objetivo é incentivar e melhorar o hábito de leitura, visando à formação de leitores críticos e responsáveis. A avaliação dos passaportes leva em conta uma série de fatores, como a qualidade dos resumos. Os passaportes serão avaliados por uma comissão formada por pessoas da equipe de Ensino e Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, relacionadas à área de ensino e com conhecimento em literatura infantil e infanto-juvenil.

De acordo com a responsável pelo projeto Teresinha Steffens, a leitura e a escrita fazem parte da vida escolar, e o projeto Passaporte do Leitor busca incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos. “É através do concurso com premiação que se desenvolve o conceito do reconhecimento do esforço realizado pelo pequeno cidadão, que lê as histórias e as relata com seu ponto de vista. Não realiza a cópia, mas elabora o texto, manifestando sua opinião e produzindo conhecimento”, ressalta.

Em 2018, os alunos que participaram do concurso leram e resumiram mais de 1.500 histórias. O regulamento desta edição está disponível para consulta nas escolas e na biblioteca.