Esporte

Caio Bonfim vence Campeonato Australiano de Marcha Atlética

Brasileiro faz segunda melhor marca da história do país na prova e mostra preparação para a temporada de 2019 (Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB)

Caio Bonfim, ganhador da medalha de bronze nos 20 km marcha atlética no Mundial de Londres 2017, venceu a prova de 50 km do Campeonato Australiano de Marcha Atlética, disputado domingo (2) no Fawkner Park, em Melbourne, na Austrália. O brasiliense obteve o tempo de 3:55:24, sua segunda melhor marca na especialidade e a segunda da história do Ranking Brasileiro.

Aos 27 anos, Caio é o recordista brasileiro da prova, com 3:47:02, tempo obtido com o nono lugar nos Jogos Rio 2016, e dos 20 km, com 1:19:04, marca que lhe valeu o bronze no Mundial de Londres no ano passado. Em 2019, Caio tem como metas as etapas do Circuito Mundial da IAAF, os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, o Mundial de Doha, no Catar, e o Mundial Militar, além das competições nacionais.

“Os 50 km são uma prova muito dura. Foi muito importante participar como minha preparação de base para 2019. Foi um treinamento de luxo”, disse Caio. “Volto para casa com uma medalha e com mais bagagem de treinamento. O ano de 2019 será cheio e espero conseguir bons resultados”, completou.

O grande nome da prova, que seria o campeão olímpico australiano Jared Tallent, machucou o pé e não competiu. Já Andrew Duncan, também da Austrália, abandonou a prova. “O Caio teve de marchar praticamente sozinho e isso o prejudicou muito. Poderia ter conseguido um resultado melhor”, disse o técnico e pai João Sena. “Apesar de tudo, o Caio foi guerreiro e mostrou estar em condições de fazer uma ótima temporada no ano que vem”, comentou.