Esporte

Campeonato Oeste do Paraná movimenta economia de Toledo

A primeira etapa acontece neste domingo na Estrada de São Luiz (Foto: Divulgação)

O potencial de Toledo em receber eventos esportivos tornou o município sede do Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo. Uma competição que vai reunir ciclistas de diversos Estados e movimentar a economia local. Hotéis, restaurantes, lanchonetes e comércio em geral devem receber mais de 200 atletas. A primeira etapa acontece neste domingo (17).
No município, o percurso vai contar com locais de subidas, exigindo que os atletas estejam preparados. No entanto, será uma pista com maior fluidez em comparação com outras que existem no país. A cidade foi escolhida para abrir a temporada do Campeonato e é realizado na estrada que dá acesso a comunidade de São Luís do Oeste. A concentração na comunidade é a partir das 7h.
O organizador do evento Luciano Carvalho afirma que a abertura do Campeonato proporciona notoriedade ao município, uma vez que conta com a presença de diversos atletas de muitos estados. É uma prova chancelada pela Federação Paranaense de Ciclismo e Válida pelo Ranking Estadual de Ciclismo. “Isso coloca Toledo e a comunidade de São Luís em evidência, até porque provas de estrada quase não acontecem, são mais de circuitos fechados. Logo isso é um atrativo a mais”.

 

DESENVOLVIMENTO
Carvalho enfatiza que a prova fomenta o esporte e o ciclismo de estrada, o qual estava um pouco esquecido na região. Além disso, a competição vai contar com nomes de peso no esporte, como os atletas Marco Aurélio “Cabelo”, atual campeão da Volta de Goiás e do ex atleta profissional Alcides Vieira o “Pastel”, ex atleta da Equipe Dataro de Ciclismo.
Ciclistas do Paraná e dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Pulo e também do exterior Paraguai. O município de Toledo vai contar com a participação de diversos ciclistas, sendo das principais equipes da cidade.
Esses atletas vão percorrer entre 26 e 78km, dependendo da categoria. Ao todo 13 categorias disputam a primeira etapa, desde a infanto juvenil (atletas de até 14 anos) a Elite.

 

CONTINUIDADE
Em Toledo acontece a primeira edição deste Campeonato, o qual terá três etapas, sendo as próximas para as cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel, nos meses de junho e setembro respectivamente. Ao final das provas, a organização vai realizar uma festa encerramento e premiação.
Carvalho informa que a cada etapa serão premiados os cinco primeiros de cada categoria com troféus. Além de premiação para os três primeiros de cada categoria em chegadas intermediárias, os chamados “Sprint intermediário”, contando também pontuação extra para o campeonato. Os 15 primeiros de cada categoria somam pontos nas etapas.
“Para nós da Velho Oeste, o evento atende as expectativas, tanto em número de atletas como alcance do mesmo. Esperamos manter para as próximas etapas o mesmo número de atletas, mesmo sendo as demais provas em circuito. Para o Oeste, este campeonato é de suma importância, bem como o apoio dos órgãos municipais de cada cidade sede das etapas”, finaliza o organizador.