Toledo

CAPS II realiza corte de cabelo em agenda do Agosto Azul

Os usuários do CAPS II receberam os cuidados das mãos atenciosas da cabeleireira Silene Frey (Foto: Fábio Ulsenheimer)

O Centro de Assistência Psicossocial de Toledo (CAPS II) realiza ao longo das semanas 19 oficinas terapêuticas. São diversas atividades para desenvolver a expressão e ajudar nas terapias dos 294 pacientes. Nesta segunda-feira (7) mais uma ação de carinho foi desenvolvida para alegrar e embelezar os pacientes. Os usuários do CAPS II receberam os cuidados das mãos atenciosas da cabeleireira Silene Frey, que voluntariamente realizou corte de cabelo nos pacientes. A atividade integrou a programação do Agosto Azul e teve por objetivo promover cuidados pessoais e incentivar o amor próprio.

Segundo a técnica de enfermagem do CAPS, Rosângela Aparecida Pereira, o projeto do ‘Dia da Beleza’ surgiu no ano passado com o objetivo de promover a autoestima. “A profissional voluntária vem a cada três meses, em datas comemorativas. A intenção é resgatar a autoestima, o conhecimento pessoal e alimentar o carinho e o cuidado com esses pacientes”, comentou. Os atendimentos foram devidamente agendados e na segunda-feira foram realizados 18 cortes de cabelo.

De acordo com a coordenadora do CAPS II, Neuza Gripp, o trabalho realizado no local busca a recuperação e a reinserção do paciente na sociedade. “As oficinas e todas as atividades desenvolvidas aqui buscam levar o paciente a verbalizar os sentimentos. Todo trabalho reverte no bem estar físico e psicológico dessas pessoas”, explicou.

São realizadas as oficinas terapêuticas arte com fios, decoupage, ética e cidadania, patch work e fuxico, de jogos, saúde e medicação, reeducação alimentar, linguagem, lavauto, expressões da alma, oficina de orquídea, reciclagem, pintura, oficina de tear e talagarça, oficina de esporte, pintura em tecido, oficina de sabonete e oficina de exercício para reeducação alimentar e saúde.