Toledo

Ciscopar bate recorde de atendimentos no Centro de Especialidades

O mês de agosto iniciou batendo recorde de atendimentos realizados no Centro de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Somente na primeira semana do mês foram realizadas 1.029 consultas especializadas e 200 exames/procedimentos.

“Nossa missão é promover a integralidade na atenção especializada à população dos municípios consorciados com qualidade, tecnologia e excelência”, reforça a secretária executiva do Ciscopar Marlei Friedrich ao comemorar os resultados.

Conforme Marlei, a demanda tem aumentado gradativamente a cada mês, devido a contratação de novos profissionais concursados e por chamamento público além do convênio com o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Essa parceria atende gratuitamente as especialidades de dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, ginecologia/obstetrícia, pediatria e otorrinolaringologia”, enumera a secretária executiva ao citar que existe a previsão de novas especialidades para 2020 que irão prestar os atendimentos nas áreas de reumatologia, psiquiatria, nefrologia e oftalmologia.

“Trabalhamos com afinco para o aprimoramento na qualidade do atendimento, e que possibilite a inclusão de novas especialidades médicas que hoje são insuficientes para atender à demanda dos municípios consorciados. Para que isso aconteça contamos com uma equipe multiprofissional de 140 colaboradores capacitados em diversas áreas de atuação, os quais são fundamentais para a que nossa missão seja concretizada: tornar-se excelência na atenção ambulatorial especializada garantindo a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação da população dos 18 municípios consorciados”, enfatiza.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - Atualmente o serviço é composto por uma equipe multidisciplinar com atendimento das 7h às 19h de segunda a sexta. Dentre as especialidades oferecidas estão: ortopedia, otorrinolaringologia, angiologia, neurologia, dermatologia, gastrenterologia, urologia, proctologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, pneumologia, pediatria e infectologia.

 

FUTURO – A projeção é que os atendimentos aumentem significativamente após a ampliação da estrutura. O bloco 3 irá compor as instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), laboratório clínico, parte do arquivo morto do Consórcio e oferta do atendimento aos ostomizados. Atualmente o CEO atende com quatro cadeiras, ao mudarem para o novo espaço saltara para sete cadeiras, ou seja, da média de 120 atendimentos prestados hoje, irá quase dobrar esse número.

Outro ponto positivo foi o avanço que deve ocorrer nos atendimentos prestados aos ostomizados e pacientes que precisam de cuidados especiais com feridas, pois a estrutura contará com espaço adequado para tais procedimentos e um profissional habilitado na área.

Já no piso inferior do bloco 4 será implantado o Centro Cirúrgico, com três salas, e a equipe do Modelo de Atendimento as Condições Crônicas (Macc). No Centro serão realizados procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial. Como cirurgias de adenoides, hérnias e amigdalites, por exemplo, que não necessitem de tratamento.