Esporte

Conjuntos da Sadia participam do Campeonato Paranaense

O conjunto adulto é mais experiente e teve a oportunidade de testar o conjunto e arcos nos Jogos Abertos do Paraná (Foto: Eliane C. Torres)

Os conjuntos adulto e pré-infantil da equipe de Ginástica Rítmica da Sadia viajam nesta quinta-feira (11), para Apucarana, onde será realizado o Campeonato Paranaense de Conjuntos. A competição serve de parâmetro para as atletas, visando a principal competição do ano, o Campeonato Brasileiro de Conjuntos. 

O conjunto adulto é mais experiente e teve a oportunidade de testar o conjunto e arcos nos Jogos Abertos do Paraná, enquanto o pré-infantil, formado por atletas de 8 e 9 anos, compete pela primeira vez.

“Não sabemos como elas vão se sair em quadra. Será a primeira participação delas em uma competição, mas são atletas muito esforçadas que estão evoluindo bastante, de acordo com a sua faixa etária”, comenta a técnica Gracieli Morais. “Elas não tiveram muito tempo de treino, tem bastante ainda para melhorar, mas com certeza vão fazer bonito em quadra”, acrescentou.

Já o conjunto adulto reúne atletas mais experientes, acostumadas a treinar juntas. O conjunto adulto há três anos conta com as mesmas ginastas na base, tendo pequenas variações. Com isso, as atletas já estão mais acostumadas e tem uma sincronia maior, o que é fundamental. Nos últimos dias, os treinos foram intensificados no conjunto de corda e bola, uma vez que o de arco recebeu maior atenção antes dos Jogos Abertos.

Conforme a técnica Solange Martins Paulo, a participação no Campeonato Paranaense é fundamental para ter uma avaliação dos árbitros e fazer as melhorias e correções necessárias para o Campeonato Brasileiro, que é o principal foco da equipe.  “A competição dá mais segurança às atletas e permite perceber os erros, os graus de dificuldades, o que precisa ser melhorado para a competição nacional”, acrescenta Solange.

O conjunto adulto é formado pelas atletas Morgana Gmach, Mayra Gmach, Patrícia Haehner, Giovanna OliveiraSilva, Manoella Sorrentino e Natiely da Silva Oliveira. Do pré-infantil fazem parte Yohana Gabrielly Borel, Kauana Vitória Wolfran da Silva, Rhayane Vitória Ferreira Brum, Sarah Dani Becker, Emanuelle Fernanda Barcelos e Yasmim Lima Cerem. As atletas viajam acompanhadas dos professores Jean Milan e Jakeline de Carvalho Francisco Gomes.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o copatrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.