Esporte

Curitiba ganha Centro de Desenvolvimento esportivo único no Brasil

Divulgação

Estrutura completa para treinamento da equipe de Canoagem permite monitoramento dos atletas em tempo real e coleta de dados

Estrutura completa para treinamento da equipe de Canoagem permite monitoramento dos atletas em tempo real e coleta de dados

Os atletas da Canoagem Velocidade dispõem, em Curitiba, de um local inédito de análise científica e técnica, monitoramento e auxílio à prática esportiva: o Centro de Desenvolvimento da Canoagem (CDC). Segundo o Diretor do Centro de Desenvolvimento, Professor Doutor Heros Ferreira, o local é único no país, pois concentra tudo o que o atleta precisa para melhorar a sua performance em um só lugar.

O local de treinamento dos canoístas será o Parque Náutico do Iguaçu. As equipes de Caiaque masculino e feminino, Canoa feminina e Canoa masculina Junior e Sub23 chegam de São Paulo, seu antigo local de residência e treinamento, e passam a residir na capital gradualmente, de novembro deste ano até janeiro do ano que vem.

O CDC, segundo Ferreira, oferecerá aos atletas algo que é único nas modalidades esportivas brasileiras: todos os testes, treinamento funcional e físico, estrutura com médicos, fisioterapeutas e academia são concentrados em um só lugar. “Aqui nós temos dois médicos especialistas e com experiência internacional, dois fisioterapeutas e um massoterapeuta, um nutricionista, uma dentista e um psicólogo, além da equipe do Laboratório de Ciências do Esporte. Vamos atender aqui os 33 atletas com uma estrutura completa de academia com aparelhos para os treinos necessários, testes de reabilitação e coleta de sangue. Como ficamos perto do Paraná Clube, buscamos parceria para os treinamentos de natação também”, ressalta.

 

DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

O diretor também explica que a equipe que recebe os atletas em Curitiba está capacitada para fazer todo o monitoramento do canoísta na parte científica pois, para ele, a ciência é tão importante quanto a técnica. “Uma das pesquisas que desenvolvemos aqui é um projeto voltado para a biomecânica, inédito no Brasil. É um equipamento em protótipo, que será colocado no barco durante o treinamento e na hora das provas, mostrando os dados do desempenho do atleta em tempo real: força, velocidade, potência, aceleração, remada por minuto, frequência cardíaca, dentre outros”. O projeto será testado possivelmente no Campeonato Sul-Americano em abril do ano que vem, que será realizado no Equador.

 

DESTAQUE

A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional por meio do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Velocidade Mundial. Para que isso aconteça, a Canoagem caminha no quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira com apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e, principalmente, do BNDES, que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira.