Região

Definido para a próxima semana o 2º ciclo do Liraa

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, agendou para os dias 16, 17 e 18 de abril o 2º Ciclo do Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti), ação que apresenta, de maneira rápida e segura, os índices de infestação larvários do mosquito.

Como o número de imóveis inspecionados é determinado em função da densidade populacional, serão inspecionados pelo menos 4.297 imóveis nesta atividade, sendo realizado sorteio dos quarteirões, conforme programa do Liraa, divididos em dez extratos.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Beatriz Tambosi, os quarteirões sorteados estão distribuídos em 105 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município, mas em uma quantidade específica de domicílios.

Ela explica que durante a realização do Liraa é realizada técnica de pesquisa larvária, ou seja, são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada extrato.

"Mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente. Para tanto contamos com a colaboração da população em receber os agentes de Controle de Endemias. Esta atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no município", explica, lembrando que a partir desses dados a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.