Segurança

Depen inaugura Central de Credenciais de Cascavel, nesta segunda (12)

(Foto: Depen)

O Departamento Penitenciário do Paraná – Depen, por meio da parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel inaugura na próxima segunda - feira (12), um novo local para a emissão de documento de visitação aos familiares de presos, trata-se da Central de Credenciais. 

O espaço está instalado junto ao Conselho da Comunidade de Cascavel, localizado na Rua Afonso Pena, 2831, na região central de Cascavel. A inauguração está marcada para às 10h30 e deve contar com a presença de várias lideranças. 

Conforme explica o coordenador da regional do Depen, Thiago Correia, a emissão da credencial de visitação de presos, no município, era realizada pelo setor de assistência social de cada unidade penal, PIC e PEC.

“Com a criação da Central de Credenciais facilitamos o acesso do familiar do preso a esse serviço, instalando o espaço na região central da cidade, e ainda conseguimos um melhor aproveitamento funcional dos assistentes sociais das penitenciárias na atividade fim, que é a assistência aos custodiados”, destacou o diretor.

Correia ainda enfatiza que o apoio do Conselho da Comunidade de Cascavel foi fundamental para que o projeto se tornasse realidade, uma vez que esta instituição cedeu duas salas para a implantação do espaço.

 

Números
Desde a sua instalação, em meados de junho deste ano, até o final do mês de julho, a Central de Credenciais emitiu 198 credencias de visitantes.  Este número somado aos serviços de balcão, telefone e correio totalizam em mais de 400 atendimentos realizados pelos servidores do local. 

 

Atendimento
O atendimento na Central ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O telefone para contato é o (45) 9 9839-5812, atendendo inclusive pelo WhatsApp. Informações sobre documentação exigida para a realização da credencial de visitante também são fornecidas pela página do Depen na internet: www.depen.pr.gov.br, no menu “Credenciais de Visitas”.

 

Conselho da Comunidade
O Conselho da Comunidade é um órgão de execução penal. Em Cascavel, o conselho foi criado em 1998 com a finalidade de dar assistência aos presos, planejar, acompanhar e executar projetos de ação comunitária ligados à prevenção da criminalidade, bem como, organizar e administrar a prestação de serviço comunitário pelos sentenciados, nesta comarca. 

Doze projetos são executados pelo Conselho, entre esses, atividades voltadas à leitura, panificação, construção civil e atendimentos socioassistenciais.