Toledo

Dia da Pizza é comemorado com workshop no Senac Toledo

Workshop no Senac Toledo ensinou como preparar uma massa, tipos de recheios e como assar uma pizza (Foto: Caroline Hendges)

“Uma boa massa, molho, tomate e muçarela bastam para fazer uma boa pizza”. A frase é do chef de cozinha Fábio Manz que proferiu um workshop realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) em Toledo em homenagem ao Dia da Pizza. O mini-curso aconteceu na terça-feira (10), com inscrições gratuitas, e reuniu alunos no período da manhã e da tarde.

A proposta da aula era de que os alunos saíssem da cozinha do Senac sabendo fazer uma bela massa e montar uma pizza saborosa, tendo conhecimento dentro da gastronomia ou não. Por isso, as instruções do chef de cozinha começaram pela receita da massa de pizza, que segundo Fábio, não precisa mais do que fermento, açúcar, sal, água, azeite de oliva e farinha de trigo. Após misturar todos os ingredientes, foi preciso sovar e descansar a massa.

“Um dos objetivos desse workshop foi comemorar o dia da pizza. Além disso, nossa proposta também foi trazer pessoas interessadas em aprender gastronomia para dentro da cozinha do Senac, para eles conhecerem nosso estrutura e fomentar os cursos que oferecemos na unidade de Toledo”, comentou a gerente do Senac Toledo Margarete Silva Freitas.

Durante o workshop, os alunos também colocaram a mão na massa, literalmente, e puderam abrir as massas de pizzas, rechear e colocar para assar. “Vocês conseguem sair daqui hoje e fazer uma bela pizza em casa?”, questionou Fábio para a turma que estava de olho em todas as dicas repassadas pelo chef de cozinha. A resposta da turma foi única, sim.

Os alunos fizeram dois tipos de recheio durante o workshop, uma pizza de margherita – com molho, muçarela, tomate e manjericão –, e uma pizza siciliana – com molho, muçarela, champignons, bacon, azeitona, salsa e cebola. E para finalizar, é claro, que teve degustação.

Durante o mini-curso, Manz também tirou dúvidas dos participantes sobre recheios, tipos de ingredientes, maneiras de assar a massa e armazenagem de produtos. Além disso, os alunos puderam conhecer os demais cursos oferecidos pelo Senac em Toledo. “No próximo mês estamos completando 71 anos de existência. Nesse período pudemos profissionalizar e inserir muitas pessoas no mercado de trabalho. E com o passar dos anos houve um aumento pela procura dos cursos na área de gastronomia. Percebemos que as pessoas não estão apenas estudando e aplicando esses conhecimentos para ter uma renda familiar extra, ou para abrir seu próprio negócio. Muita gente faz um curso nessa área para desestressar, para aprimorar o gosto pela cozinha e preparar comidas ainda mais gostosas para suas famílias”, acrescentou a gerente do Senac Toledo.