Estado

Dia do Colunista Social homenageia profissionais da comunicação

A Lei 18.859/2016 foi proposta pelo deputado José Carlos Schiavinato a partir de uma sugestão do colunista Mauro Picini.
Há 18 anos o jornalista Mauro Picini mantém o estilo positivo e otimista (Foto: Francielly Hirata)

Na próxima sexta-feira (8) é comemorado o Dia do Colunista Social no Paraná. A data foi inserida ano passado no Calendário Oficial de Eventos do Estado através da Lei 18.859, de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (Progressistas). A iniciativa valoriza e individualiza as homenagens à categoria de comunicadores que fazem a diferença na sociedade.

O deputado salienta que é preciso reconhecer esses profissionais, que fazem um trabalho importante na comunicação. "Em praticamente todas as cidades do Paraná temos colunistas sociais das mais diversas áreas, no rádio, jornal, televisão, internet, que mostram os momentos importantes, os aspectos positivos vividos pela nossa por nossas comunidades", justifica.

 

ATENÇÃO

A proposta de lei do parlamentar foi uma sugestão do colunista social de Toledo Mauro Picini. Há 18 anos na profissão, o jornalista lembra que como já existia o Dia Nacional do Colunista Social e outros estados também aprovaram a data, fez uma indicação ao deputado Schiavinato.

"Ele pediu para eu ver como funcionava e documentos necessários. Depois levou para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Eu achei que com tanta coisa mais importante, ele nem daria prioridade. Mas não, ele se empenhou e foi me falando de cada passo. O dia que foi aprovada ele me avisou. Fiquei muito feliz", conta.

 

VALORIZAÇÃO

Mauro foi homenageado na Alep e assim como os demais colunistas do estado recebeu do parlamentar um certificado. "Através da lei ele valoriza todos os profissionais. Tem colunistas e colunistas, mas vejo que de maneira geral nós levamos um pouco de alegria para as pessoas. Com tanta coisa ruim neste mundo, quando divulgamos uma festa, eventos, o lado bom e positivo da sociedade, estamos contribuindo para um mundo melhor".

Agora com a data os colunistas recebem a retribuição deste trabalho. Mauro conta que as empresas, parceiros, entrevistados e demais categorias começaram também a valorizá-los. "Minha caixa de e-mail neste dia fica lotada, recebe muitos presentes e recados. Todo mundo parabeniza e reconhece", comemora.