Toledo

Dia do Químico enaltece classe dos profissionais

Em 18 de junho é comemorado do Dia do Químico. A data lembra os trabalhos realizados por diversos profissionais que atuam nesta ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, ar, água, poluentes, minerais e metais, além de sua composição e propriedades.

“Tenho plena confiança de que a química nos dá suporte para que possamos trabalhar em todas as indústrias de base, além de atuar como docente. Eu acredito que a química orgânica é uma das ciências que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatiza a professora de química Dariana Cafesta.

A profissional relata que sua paixão por ciência, desde a infância, fez com que ela escolhesse fazer o curso de licenciatura em química. Ela destaca que o curso é exigente, pois tem disciplinas complexas e exige dedicação e empenho nos trabalhos e testes realizados nos laboratórios.

 

COMEMORAÇÃO – Dariana comenta que a data foi implantada no ano de 1956, através da ‘Lei Mater dos Químicos’ - Lei nº 2800/56. Segundo ela, a data foi importante para os profissionais de química do país, pois ela dispôs sobre o exercício da profissão de químico e também criou o Conselho de Química (CFQ) e o Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química (CRQs).

“A data é de fato um motivo para comemorarmos. Com isso, a classe deixou de ser desconhecida e passou a atuar de maneira mais ativa no desenvolvimento tecnológico que visa melhorar a qualidade dos produtos produzidos aqui”, finaliza.