Região

Ecossistema de inovação e tecnologia da informação mantém constante evolução

Presidente da Iguassu-IT Roberto Carpes aposta em ambiente positivo para o setor de TI em 2019 (Foto: Divulgação)

A busca por novidades, interação, integração com mercados externos e tendências mundiais, faz com que o setor de tecnologia da informação e comunicação promova ações e iniciativas de estímulo ao ecossistema. Eventos regionais, participação em missões nacionais e internacionais, cursos, palestras, atualização, estão entre algumas das atividades que envolveram empresários e entidades no decorrer do ano e que devem receber atenção especial em 2019.

O presidente de uma das organizações que congrega empresas do setor, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT) Roberto Carpes destaca, por exemplo, a busca por conhecimento a partir da interação. O RD Summit, Sebrae Summit, My Inova Summit, este em Foz do Iguaçu, com caráter internacional, são formas de alinhamento às tendências nacionais e internacionais e motivar os empreendedores da região. “O mercado está bastante aquecido e as empresas precisam se atualizar. O ecossistema de inovação é estimulador”, observa.

A integração com outros organismos é uma forma de junção de demandas, com soluções e oferta de conhecimento. Dentre os exemplos, Roberto Carpes ressalta os eventos promovidos em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR).

 

RELACIONAMENTO

A Iguassu-IT também está ligada ao Sistema Regional de Inovação (SRI), e a partir de 2018 passou a fazer parte do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A integração está entre as premissas para 2019. A intenção é aproximar núcleos e organizações de diferentes municípios da região com o intuito de fortalecer o setor de tecnologia da informação, segundo a diretoria.

Novidades

Para o Show Rural, de 4 a 8 de fevereiro, a Coopavel abrirá espaço à inovação voltada ao agronegócio, o que reforça as expectativas positivas para o decorrer do ano de 2019, conforme o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná. “Iguassu-IT, SRI e Iguassu Valey estarão presentes neste evento”, frisa.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As ações têm data marcada para iniciar. Para o dia 16 de janeiro está agendado o planejamento estratégico da Iguassu-IT. Assim como em 2018, serão oferecidos diversos eventos que visam a potencialização do sistema de inovação e tecnologia da informação e comunicação. Cursos, workshops, consultorias, fóruns estão entre o que se planeja para oferecer oportunidades de assimilação e alinhamento ao mercado. “A partir disso, inicia um trabalho de aproximação da Iguassu-IT com instituições dos municípios para maximizar resultados em eventos e interação regional”, destaca Roberto Carpes.

Conforme os diretores, o que se quer é estar mais próximo ao ecossistema dos municípios e desta forma fortalecer o mercado regional.