Toledo

Educa Trânsito realiza entrega de certificados para os participantes

Crianças das Escolas Municipais da cidade e interior do município receberam um certificado de participação no programa (Foto: Carlos Rodrigues)

O ano letivo do Educa Trânsito foi encerrado na última sexta-feira (21), com a entrega de certificados para 40 crianças participantes do projeto. Os alunos foram acompanhados pelas professoras e receberam uma camisa do programa e certificados.

No total, 1.540 crianças das escolas municipais da cidade e interior do município participaram do programa. Em 2017 foi realizado um concurso de frases alusivas ao trânsito em 2018 a atividade foi o concurso de desenhos, referentes à segurança no trânsito. Todas elas fizeram os desenhos, destes 40 foram selecionados e serão colocados no calendário do Educa Trânsito em 2019. O coordenador de Educação no Trânsito Rafael Fonseca descreve a atividade como uma forma de entender a visão das crianças sobre o trânsito: “O objetivo do Educa Trânsito é passar para as crianças algumas informações sobre o trânsito, segurança e como elas devem se comportar nesse ambiente, mas também é uma maneira que a gente encontrou para saber um pouco da visão deles sobre o que acontece no trânsito”, destacou.

O prefeito Lucio de Marchi e os secretários de Segurança e Trânsito João Vianei Crespão e de Educação Edna Heloisa Sheaffer participaram da solenidade.

João Vianei Crespão destacou que uma das principais preocupações da pasta é estimular a ampliação do programa Educa Trânsito. “Entendemos que trabalhando junto às crianças e semeando os devidos cuidados de segurança no futuro nós teremos pessoas conscientes e melhor preparadas para dirigir um automóvel. No presente é importante passar informações para este público já que as crianças sempre passam o que aprendem para os seus pais, família e pessoas próximas”.

A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito realizada na semana passada. Durante esta semana a equipe da Secretaria de Segurança e Trânsito está realizando atividades de conscientização no trânsito. Já foram efetuadas abordagens com motoristas, bate papo com ciclistas, e uma visita das crianças do Centro Municipal Infantil Ledi Maas a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Nos dias 22, 23, 24 e 25 as atividades continuam com abordagens educativas aos condutores de automóveis em várias vias do município.