Toledo

Eleição do Conselho Tutelar foi tranquila, mas com baixa adesão da comunidade

(Foto: Arquivo JO)

A comunidade de Toledo elegeu no último domingo (6), os dez membros do Conselho Tutelar da gestão 2020-2023. A votação aconteceu em seis pontos na cidade e um no interior. No total, foram 3258 votantes, com 3234 votos válidos, cinco votos brancos e 19 nulos.

Na avaliação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Ivone Laguna a votação ocorreu tranquilamente com boa participação da comunidade. Esta eleição teve aproximadamente 1000 votantes a mais do que o último pleito.

“Ainda assim é um número baixo pela quantidade de eleitores aptos a votar no município. Acredito que a população precisa se conscientizar mais e participar deste processo que é tão importante para a nossa sociedade”, conta.

A participação na eleição do Conselho Tutelar é facultativo, mas para votar o cidadão deveria estar com a situação regular até o dia 28 junho. Quem estavam com alguma pendência e regularizou após esta data não pôde votar. Em Toledo, 95.946 eleitores estavam aptos para votação. A Justiça Eleitoral disponibilizou 25 urnas para a votação de domingo.

Ivone comenta que a eleição foi bem divulgada assim como os candidatos às vagas, mas nas próximas disputas a equipe vai usar novas estratégias para incentivar ainda mais a participação da população. Na próxima quinta-feira (11), será divulgado o resultado oficial através de edital. O prazo para recurso será de dois dias úteis.

Em novembro está programada uma capacitação dos novos conselheiros e a posse oficial está prevista para o dia dez de janeiro de 2020. “A função do conselheiro tutelar é muito importante porque ele tem a tarefa de garantir os direitos das crianças e adolescentes do município. No trabalho eles podem receber denúncias de maus-tratos, deve saber ouvir e fazer o encaminhamento conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que norteiam as ações”, explica Ivone.

A presidente do CMDCA ainda agradece a participação da comunidade que votou no domingo nos conselheiros e também o trabalho desenvolvido pela Comissão de Eleição do Conselho Tutelar.