Toledo

Em Toledo, obras de reforma para o Caps-i devem ser finalizadas em outubro

O município de Toledo vai passar a contar com um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i). A reforma de um espaço público está sendo realizada e a finalização deve acontecer até o mês de outubro deste ano.

O Caps-i, localizado na rua Guarani, no Jardim La Salle, deverá atender crianças e adolescentes. O investimento municipal para a reforma está estimado em mais de R$ 104 mil.

A secretária de Saúde Denise Liell explica que a empresa contratada realiza a adaptação das salas para receber os profissionais de saúde. “Eles vão ministrar as atividades terapêuticas com as crianças e com os adolescentes e, consequentemente, melhorar a assistência para esse grupo”.

Denise salienta que atualmente, o município não dispõe deste serviço e a administração irá implantá-lo. “O Caps-i será um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço que vai auxiliar na qualidade do atendimento das crianças e dos adolescentes, pensando no desenvolvimento físico, emocional e educacional”.

 

O CENTRO

O Centro deve ser composto por uma equipe multiprofissional, com médico, enfermeiro, psiquiatra, assistente social, terapeuta ocupacional, entre outros. Denise comenta que a Secretaria vai trabalhar com a possibilidade de adequação dos profissionais neste primeiro momento. “Sendo necessário, buscaremos alternativas para viabilizar outros trabalhadores”.

A secretária salienta que atualmente muitas crianças com síndromes são atendidas pelos profissionais de saúde. “Diante do diagnóstico, elas necessitam de um atendimento diferenciado. Por sua vez, a estrutura irá oferecer esse trabalho ao paciente. O Caps-i é um serviço em assistência em saúde mental que consideramos fundamental”.