Política

Em Toledo, urnas são substituídas na zona eleitoral 75

Apenas três urnas precisaram ser trocadas até o momento em Toledo (Foto: Arquivo J.O.)

Um balanço superior da Justiça Eleitoral de Toledo aponta que três urnas foram substituídas, na manhã de domingo (7), na zona eleitoral 75ª. As urnas foram trocadas por outras eletrônicas que fazem parte da reserva de contingência do tribunal e não há registro de votação manual em nenhuma seção. No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que substituiu 310 urnas eletrônicas.

A zona eleitoral 45, de acordo com o juiz Figueiredo Monteiro Neto, é composta por aproximadamente 400 urnas eletrônicas, sendo que três apresentaram problemas. “Esse número é considerado baixo e não deve afetar a normalidade das eleições”, afirma. Ele ainda complementa que assim que a Justiça tem conhecimento do problema, uma equipe desloca-se até o local. “Para realizarmos a substituição demoramos em média 20 minutos”.

O promotor de Justiça da zona eleitoral 75ª José Carlos Mendes Filho também considera comum algumas urnas apresentarem defeitos e, por isso, elas estão sendo substituídas. “Os motivos são diversos, como a alternância da luz. Nós precisamos da compreensão do eleitor. Enquanto tem urna para substituir, estaremos fazendo isso”.

Filho salienta que a população precisa saber que o equipamento possui o sistema de segurança e as informações são mantidas. “Pedimos um pouco de paciência e cautela do eleitor. Além disso, pessoas idosas, gestantes, com algum tipo de deficiência ou servidores eleitorais possuem a preferência durante a votação”.