Estado

Emater recebe 139 novos veículos para assistência técnica

O governador Beto Richa entregou mais 139 novos veículos ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Foto: Orlando Kissner/ANPr)

No Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado na quarta-feira (6), o governador Beto Richa entregou mais 139 novos veículos ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Os automóveis vão substituir parte da antiga frota, composta por mil veículos, usada para o atendimento aos pequenos agricultores. Desde 2011, o Governo do Estado trocou 761 veículos da autarquia.

A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a participação do secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do governo federal Jefferson Corietac e do secretário de Estado de Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara, além de representantes das unidades da Emater no Estado.

O Governo do Estado também adquiriu 139 computadores para modernizar a estrutura do órgão e fortalecer o elo com os agricultores. “Estes veículos e equipamentos vão facilitar o trabalho dos extensionistas e técnicos da Emater junto aos produtores rurais”, afirmou Richa. “Os computadores vão garantir mais eficiência e agilidade no trabalho da Emater e os veículos vão atender as necessidades dos produtores rurais. Muitas vezes os extensionistas precisam percorrer grandes distâncias para chegar às propriedades”, afirmou.

O governador também destacou a contratação, no ano passado, de 143 novos profissionais para a Emater. “Mais técnicos para atender ainda melhor às necessidades dos produtores rurais, que geram riquezas ao Paraná”, destacou. “A agricultura é essencial na formação da nossa economia, ajudando a aliviar essa forte recessão econômica com os bons resultados que apresenta historicamente, sobretudo na geração de emprego e renda”, salientou.

O secretário Norberto Ortigara afirmou que o carro é o principal instrumento de trabalho dos extensionistas que prestam assistência diretamente nas propriedades rurais. “Temos uma gama extensa de profissionais na Emater que estão presentes em todos os municípios do Paraná, cooperando com o desenvolvimento rural a na absorção de tecnologias na agricultura”, ressaltou.

 

PARCERIA

Foram investidos R$ 5 milhões na compra dos veículos, com recursos dos governos estadual e federal. Com os carros da Volkswagen, modelo Gol, os extensionistas visitam as propriedades dos produtores rurais do Paraná atendidas pela Emater. “Todas as Emater brasileiras receberam os veículos e computadores para auxiliar no transporte e monitoramento da assistência técnica e extensão rural da agricultura familiar”, explicou o secretário nacional.

Coriteac afirmou que os agricultores que têm acesso à extensão e assistência rural melhoram três vezes a produção. “Acreditamos que o crescimento do País passa pela agricultura familiar. Fortalecendo quem atende os produtores, melhoramos também a agricultura familiar como um todo”, completou.